Entretenimento e Cultura

Segredo dos bastidores do filme original de A Fantástica Fábrica de Chocolate é revelado

O mundo se entristeceu na última segunda-feira, dia 29, com a notícia da morte do ator Gene Wilder aos 83 anos de idade, que interpretou pela primeira vez o icônico personagem Willy Wonka, na versão original de A Fantástica Fábrica de Chocolate, dirigido por Mel Stuart.

Quem assistiu ao longa de 1971, deve se lembrar das peculiaridades do ator ao construir personagem tão imprevisível e inteligente ao ponto de beirar a sanidade. Uma das cenas mais conhecidas do filme é a da apresentação de Willy Wonka logo no começo do filme, quando os sorteados que acharam o bilhete dourado, esperavam pelo dono da fábrica do lado de fora do portão.

O trecho ficou famoso pela performance de Wilder, que desce as escadas mancando, apoiado em uma bengala – esta, fica presa entre as pedras do piso e o ator, sem mais o apoio, prestes a cair no chão, faz um movimento inusitado.

O segredo, sem mais delongas, é que, segundo o Letters of Note, essa cena não estava no roteiro dessa forma: foi tudo invenção de Wilder. Mais que isso, foi uma condição do ator para interpretar o papel. Documentos da época revelam que Gene propôs a sua primeira entrada – que foi filmada exatamente como ele fez – e ao ser questionado sobre a sequência dos fatos, explicou:

– Porque a partir desse momento, ninguém vai saber se eu estou mentindo ou dizendo a verdade.