Acontece neste sábado (18) o desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Carnaval de Vitória, a partir das 21h, no Sambão do Povo. Durante os desfiles, o público poderá conferir o que Novo Império, Unidos de Jucutuquara, MUG, Pega no Samba, Unidos da Piedade e Independente de Boa Vista prepararam para este carnaval.
Campeã do grupo de acesso no ano passado, a Novo Império será a responsável em abrir o grupo de elite do Carnaval Capixaba. A escola de samba do grupo especial que for classificada em 6º lugar será automaticamente rebaixada para o Grupo A e desfilará na sexta-feira de carnaval, em 2018.
Cada agremiação terá que realizar o desfile no tempo mínimo de 50 e máximo de 70 minutos. As escolas poderão ser penalizadas em 0,1 décimo para cada minuto ou fração de minuto não utilizado, ou excedido durante a apresentação. Além disso, terão que desfilar com no mínimo 1 mil componentes, 100 ritmistas na bateria, 40 baianas, e o mínimo de três e o máximo de cinco carros alegóricos.
Novo Império
Campeã do Grupo de Acesso no ano passado, a Novo Império prepara o maior desfile de sua história para brigar pelo título do Carnaval Capixaba em 2017. E um dos maiores trunfos da agremiação é o carnavalesco carioca Jorge Caribé, que desenvolve o enredo “A cura para o mundo está aqui! Vitória um manto cheio de esperança”. O tema aborda o poder da cura através dos elementos de natureza e sua utilização pela ciência. Além disso, irá apresentar as heranças culturais de negros, índios, orixás, caboclos, curandeiros e pajés. A Novo Império será composta de 4 carros alegóricos, 4 tripés, 20 alas e 1500 componentes.
Unidos de Jucutuquara
A escola, vice-campeã nos últimos dois carnavais, irá reeditar em 2017 o enredo “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, um verdadeiro clássico da agremiação. O enredo faz um grito de alerta contra o desmatamento e a favor da consciência ambiental. E para se chegar ao título, o grande destaque da escola é a força dos seus quesitos, todos eles com um histórico de notas 10: comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, samba, o carro de som comandado pelo intérprete Kléber Simpatia e a criatividade do carnavalesco Osvaldo Garcia. A escola desfilará com 3 carros alegóricos, quatro tripes, 21 alas e 1800 componentes.
Mocidade Unida da Glória (MUG)
A Mocidade Unida da Glória, atual bicampeã do Carnaval Capixaba, irá desfilar em 2017 para tentar “quebrar um tabu”, ser tricampeã com o tema “A MUG dá as cartas!”. Ao longo do desfile, a escola vai passear em narrativas sobre cartas históricas, cartas místicas, cartas emotivas, emails e todas emoções que podem ser transportadas em mensagens. Um dos trunfos da escola para conseguir o título do Carnaval Capixaba é o trabalho desenvolvido pelo carnavalesco carioca Cid Carvalho, que em dois anos pela MUG conseguiu o bicampeonato. A Mocidade Unida da Glória vai desfilar com cinco carros alegóricos, dois tripés, 18 alas e 1800 componentes.
Pega no Samba
Com o enredo “Nas taças da história, o Pega brinda o néctar da humanidade”, a escola pretende realizar um grande desfile em 2017. E para isso, objetiva superar o desempenho do último carnaval, onde ficou com a 5º colocação com um enredo que homenageava Augusto Ruschi. O carnavalesco Robson Goulard, que pelo segundo ano consecutivo é o responsável pelo desenvolvimento artístico do desfile, afirma que a escola irá desenvolver o enredo não só na abordagem histórica, mas valorizando as festas que envolvem a bebida. A Pega no Samba vai desfilar com quatro carros alegóricos, 21 alas e 1300 componentes.
Piedade
A Piedade, uma das mais tradicionais escolas de samba do Carnaval Capixaba, promete surpreender o público no Sambão do Povo com um abre-alas suntuoso e fantasias de fácil leitura. Dessa forma, o público irá acompanhar o desenvolvimento da história escolhida pela agremiação ao longo das dezoito alas e quatro carros alegóricos. Para o carnavalesco Paulo Balbino, que retorna a agremiação após dois anos de ausência, a Piedade sempre entra na avenida para disputar o título. A Unidos da Piedade desfilará com 18 alas, 1900 componentes e quatro carros alegóricos.
Independente de Boa Vista
Depois de dois terceiros lugares consecutivos no Carnaval Capixaba, a Independente de Boa Vista, escola de Cariacica, vem novamente brigar pelo quarto título de sua trajetória com o enredo “Sob a luz do Luar, Guiada pelas Estrelas. Boa Vista em Alma Cigana. Opatcha!”, que fala sobre as histórias e tradições do povo cigano. E para ser a grande campeã, a escola conta com o carnavalesco Petterson Alves; uma comissão de frente criativa e técnica, comandada por Rodrigo Carvalho; um casal de mestre-sala e porta-bandeira que une experiência e notas 10, Vanessa e Bruno; uma bateria empolgante, sob o comando de três mestres, e acima de tudo, a força do seu “chão”. A Boa Vista prepara um desfile arrebatador. Serão 5 carros alegóricos, 20 alas e 1800 componentes. E entre os destaques da escola estão a presença de Viviane Araújo e do compositor/cantor Diogo Nogueira.