A Lagoa Guanandy, em Itapemirim, sempre foi procurada por turistas, mas nunca com tanta frequência como nas últimas semanas. É que aquelas águas turvas que apresentava agora são cristalinas, e o reflexo do céu claro lhes dá uma coloração azul clara, surpreendendo os antigos frequentadores e conquistando os mais novos.
O fenômeno repentino tem uma explicação, como afirma o biólogo Thiago Leal, que é secretário de Meio Ambiente de Itapemirim. “Nenhum fenômeno natural ou lançamento de produto químico deixou as águas da Guanandy cristalinas. Margeando a lagoa existe um canal que liga o rio Novo ao rio Itapemirim, que é o Canal do Pinto ou Córrego Comporta, que garante o abastecimento de água durante o verão. A lagoa recebeu água do rio Novo e como prevaleceu esta ‘nova água’ a mesma ficou cristalina”, explica Leal.
O fato, segundo Leal, é que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) conseguiu uma autorização da Agência Estadual de Recursos Hídricos (AGERH), para o desassoreamento do Canal do Pinto de forma que o rio Novo conseguisse verter água para o canal e, posteriormente, o SAAE faria a captação não mais na lagoa e sim dentro do próprio canal. Essa medida garantiria que a lagoa mantivesse seu volume de água e não fosse ainda mais impactada devido ao longo período de estiagem.
Porém, como medida corretiva, a Secretaria de Meio Ambiente já solicitou o fechamento da ligação entre a lagoa e o canal e continuará realizando seu monitoramento para prevenção e mitigação dos possíveis impactos que possam ocorrer.
As águas da Guanandy
As águas da lagoa Guanandy apresentam naturalmente coloração amarelada/escura. Essa coloração se dá porque as águas são tingidas por ácidos húmicos liberados nos processos de decomposição de sedimentos orgânicos. A lagoa recebe naturalmente uma grande quantidade de folhas, arbustos e troncos, que são dissolvidos e decompostos. Nesse processo, ocorre a liberação de ácidos que dão à água aquela cor de chá. Outro fator importante é que o terreno do entorno é composto por material arenoso (areia branca), por isso, a lagoa não sofre com problemas de erosão das margens como ocorre nos rios, isso faz com que suas águas não assumam coloração barrenta.
Banhistas podem frequentar a Guanandy?
Segundo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itapemirim, os banhos são seguros, pois a água é limpa e desprovida de qualquer poluição.
Os banhos são liberados e durante todo o Verão a Lagoa Guanandy vai contar com os serviços de guarda-vidas.
A lagoa fica na localidade de Gomes e seu acesso deve ser pela Rodovia do Sol, entre a Praia de Itaóca, em Itapemirim, e a Praia do Pontal, em Marataízes.