Entretenimento e Cultura

Sesc abre inscrições para produções visuais participarem de Mostra de Cinema

Poderão ser inscritas apenas obras que não tenham sido exibidas em circuito cinematográfico, canais de televisão aberta e por assinatura e serviços comerciais

Sesc abre inscrições para produções visuais participarem de Mostra de Cinema

Estão abertas as inscrições para a segunda edição da Mostra Sesc de Cinema até 01 de outubro. Serão selecionadas vinte produções audiovisuais de curta e dez longa-metragens para exibição no evento organizado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). 

Os inscritos vão concorrer às premiações, que são contratos de licenciamento para exibição pública nas salas do Sesc, além de destaque nas categorias de melhor roteiro, filme, direção de fotografia, desenho de som, direção de arte, direção de elenco e montagem. As inscrições podem ser feitas no site do evento.

Colaborar para a difusão e fortalecimento da produção artística audiovisual nacional, além de promover a discussão e intercâmbio entre realizadores, público, estudantes e críticos são os objetivos da iniciativa.

Poderão ser inscritas apenas obras que não tenham sido exibidas em circuito cinematográfico comercial, canais de televisão aberta e por assinatura e serviços comerciais de vídeo on demand. Será permitida a inscrição de obras que participaram de outros festivais e mostras culturais.

Com o licenciamento, no valor de R$ 12,5 mil para curtas e R$ 25 mil para longas, os filmes poderão ser utilizados por um período de dois anos nas unidades do Sesc e de instituições parceiras, de caráter cultural e educativo, bem como escolas e espaços públicos, sem limite do número de sessões e com entrada gratuita.

A divulgação dos selecionados para a Mostra Nacional será publicada no site do Sesc e comunicada diretamente aos participantes, por meio de correspondência eletrônica do Sesc.

No Estado

Durante a última edição em 2016, a produção capixaba chamou a atenção com o filme “Hotel Cidade Alta” do diretor Vitor Graize. Premiado na etapa estadual, a obra foi indicada para representar a região Sudeste na etapa nacional. Com um olhar voltado para o espaço urbano, o curta-metragem narra histórias e vivência de três homens num hotel pensão abandonado no Centro.

Na última edição da Mostra, o Estado concorreu com 21 inscrições, enquanto os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo juntos concorreram com 600 obras. Dentre elas a de Vitor foi um dos quatro curtas metragens selecionados pelo Sudeste para a etapa nacional.

1ª Mostra Sesc de Cinema

De 1.250 filmes inscritos na Mostra Sesc de Cinema, 957 foram habilitados a participar do concurso, sendo 640 oriundos das capitais e 317 das cidades do interior dos 27 estados brasileiros.

Dos 957 filmes, 467 compuseram o programa das mostras estaduais, sendo 424 curta metragens (174 documentários e 250 ficções) e 43 longa metragens (35 documentários e 8 ficções) concorrendo à indicação para seguir no concurso.

Cento e vinte e um filmes foram premiados nas mostras estaduais, com licenciamento para exibição no âmbito de seus estados de origem e indicados para concorrer à vaga na mostra nacional.

Na etapa nacional, 34 filmes foram premiados com o licenciamento para exibição pelo Sesc no Brasil. Este foi o resultado da primeira edição da Mostra Sesc de Cinema (2016/2017).