No dia 27 de agosto, Cachoeiro de Itapemirim vai receber pela primeira o projeto ‘Sessão Azul’, que tem como objetivo levar ao cinema crianças com distúrbios sensoriais. Com filme e sala adaptados, as crianças pode se movimentar e serão acompanhados por uma equipe de psicólogos.
Será exibido o filme ‘Pets: A vida secreta dos bichos’, a partir das 10h30, no Cine Ritz Sul. “Não vamos vender ingressos para a capacidade total da sala. Vamos disponibilizar 70% dos lugares para que as crianças se sintam mais à vontade”, disse o diretor do cinema, Sérgio Liberati.
Os ingressos serão vendidos a preço de meia entrada para as crianças e os acompanhantes. “Durante a exibição, o som e a luz da sala serão modulados, e as crianças poderão se movimentar. Uma equipe de psicólogos também estará presente para acompanhar a sessão. Se o projeto der certo, nossa ideia é realiza-lo pelo menos uma vez por mês em Cachoeiro”, ressalta Liberati.
Durante as sessões, os psicólogos farão acompanhamento e orientação às famílias, para auxiliar as crianças na adaptação ao ambiente do cinema, e também os pais para orientá-los em como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente.
Para a representante da Associação de Pais de Autistas de Cachoeiro e Sul do Espírito Santo (APACHES), Kelly Thompson, o projeto tem grande importância para as crianças. “A Sessão Azul visa proporcionar aos autistas e suas famílias a experiência de assistir filmes adaptados as suas singulares percepções. As sensações dos autistas são percebidas de forma diferente. Muitos são sensíveis a sons muito altos, tem dificuldade com luz ou falta dela, agitação ou lentificação motora, e conseguem sentir de forma muito particular aos estímulos externos. A possibilidade de participar de uma sessão de cinema com liberdade e adaptação dessas percepções, aumenta a possibilidade de interação familiar e também inclui de forma equitativa nossas crianças”, completa.
Cachoeiro é a segunda cidade do Espírito Santo a receber o projeto, idealizado pelas psicólogas Carolina Salviano de Figueiredo e Bruna Manta, e o gerente de projetos Leonardo Bittencourt Cardoso. O município de Vila Velha também oferece filmes adaptados para as crianças.