Entretenimento e Cultura

Dia da infância: sete brincadeiras ao ar livre para divertir a criançada

Deixar que as crianças brinquem e interajam com os amiguinhos são uns dos principais direitos infantis

Foto: Silao/Pixabay

Datas comemorativas sempre celebram algum propósito, seja ele um evento, uma homenagem ou, até mesmo, um momento para conscientização. Nesta quarta-feira (24), é comemorado o Dia da Infância, data especial para celebrar uma fase gostosa da vida e cheia de descobertas.

Apesar do nome, a data não tem relação com o Dia das Crianças, celebrado em 12 outubro. O intuito do dia é promover uma reflexão sobre as condições de vida das crianças e defender que todas elas tenham acesso aos devidos cuidados.

Deixar que as crianças brinquem e interajam com os amiguinhos são uns dos  principais direitos infantis. Mesmo com as tecnologias presentes na vida desses pequenos, a brincadeira ao ar livre deve sempre ser priorizada.

>> Leia também: O novo livro de Isa Colli mostra lendas e danças da cultura indígena

A Bruna Rosa, de 25 anos, mãe do Miguel Salomão, de 7 anos, não descarta as brincadeiras em parques com seu filho. Segundo ela, toda família se diverte com brincadeiras saudáveis.

“Hoje em dia as crianças estão muito vinculadas à tecnologia, à televisão. Aqui em casa o que eu puder fazer para o Miguel não ficar tão vinculado a isso eu faço. Amo e me divirto quando ele brinca de jogar bola, brincar no parque com os primos.” contou.

De amarelinha a pique bandeira, quem nunca cantou as canções infantis pulando corda. Para a criançada aproveitar a melhor fase da vida, veja algumas brincadeiras que podem ser jogadas com a família ou com os amiguinhos. 

Brincadeiras infantis ao ar livre 

AMARELINHA

Foto: divulgação/freepik

1- Para brincar, você vai precisar de giz e uma pedrinha;

2- Desenhe a sequência de números de 1 a 10 dentro de quadrados no chão;

3- Convide a família ou amigos para brincar;

4- A regra é clara: ninguém pode pisar fora do quadrado e nas linhas. A pedrinha precisa ficar dentro da marcação e do número correto e só pode colocar um pé em cada quadrado.  Quando for um quadrado, pule de um pé só e quando tiver dois, é um pé em cada.

Detalhe: não pode pisar no quadrado que estiver com a pedra e deve recolher a pedra na volta.

PULAR CORDA

Brincadeira clássica, coletiva e que ainda diverte a garotada. Os pequenos podem pular corda sozinhos ou em turma. 

Uma das formas de se brincar é prender a corda em um poste ou em um portão enquanto um participante fica na outra ponta, batendo. Mas também é possível que duas crianças, uma em cada extremidade, segurem e batam a corda para que outras pulem. E músicas podem ser cantadas para divertir ainda mais a brincadeira.

CABO DE GUERRA

Foto: Hreisho/Pixabay

Para esse jogo uma corda deve ser dividida igualmente ao meio com um marcador. De cada lado da corda fica uma equipe. A brincadeira começa, quando cada grupo começa a puxar a corda para seu lado. Ganha a equipe que puxar a maior parte da corda para seu lado ao fim de um minuto.

PASSA ANEL

1- É preciso ter um anel ou qualquer outro objeto pequeno que caiba na mão.

2- Uma criança esconde o anel no meio das mãos. As outras ficam em roda com as mãos fechadas em concha, e a criança com o anel passa em cada uma delas, sem mostrar se passou o anel ou não.

3-Quem descobrir com quem está o anel ganha e passa na rodada seguinte.

PIQUE BANDEIRA

Foto: federicoghedini/Pixabay

1- A brincadeira é formada com a divisão de dois grupos, as crianças brincam na quadra ou em um espaço grande com marcações no chão, uma linha dividindo o espaço e dois círculos em ambos campos.

2- Cada equipe com seu campo e sua “bandeira”, que pode ser uma bola ou outro objeto.

3- Os times colocam a “bandeira” no fundo do campo dentro do círculo desenhado. O objetivo do jogo é roubar a bandeira do time adversário e trazê-la para o seu campo.

4- O jogador que entrar no campo do outro time tem que tentar não ser tocado, porque se for pego fica preso no lugar e só pode sair se for salvo por alguém da sua equipe. Ganha o time que conseguir trazer a bandeira adversária para o seu campo primeiro.

DANÇA DA CADEIRA

1- Para essa brincadeira é necessário, algumas cadeiras, sendo uma a menos em relação a quantidade de crianças do grupo e músicas divertidas.

2- Com as cadeiras em círculo, a música toca e os participantes giram em volta delas. Quando a música parar, todos se sentam.

3- Quem ficar sem lugar sai da roda e pode cuidar da música na próxima volta. A cada rodada é tirada uma cadeira do círculo, e o vencedor será quem conseguir sentar por último.

PIQUE ESCONDE

Foto: ambermb/Pixabay

1. É necessário um grupo de participantes, entre eles uma pessoa deve ser escolhida para procurar aos demais.

2. O escolhido, deve contar com os olhos fechados, virado para uma parede se possível, e contra até 10, 20 ou 30.

3. Ao terminar a contagem, deve gritar: “lá vou eu!” e sair procurando os demais.

4. Quando encontrar alguém, tem que tocá-lo para eliminá-lo e continuar procurando os outros. Alguns preferem que, ao ver a criança escondida, corra para o local onde estava contando para bater a mão no lugar e gritar: “um, dois, três, e cita o nome da pessoa que foi descoberta” e segue procurando os demais.

5. Para se salvar e ganhar o jogo, a criança tem que correr ao lugar onde estavam contando e tocar antes que seja tocado.

>>Leia também: Vacinar adolescentes torna mais seguro retorno às aulas, diz Fiocruz