Silvio de Abreu já tem muitas novelas de sucesso no currículo, como Éramos Seis, da TV Tupi, Rainha da Sucata e A Próxima Vítima, ambas da Globo. Entretanto, quando se trata de As Filhas da Mãe, o autor admite que foi uma trama que não deu certo.
Em uma entrevista ao Ofício em Cena, da Globo News, Silvio admitiu que perdeu na audiência para o SBT:
– As Filhas da Mãe tinha um elenco extraordinário e maravilhoso, mas o público não se identificou com a história. Culpa minha ou do elenco? Culpa de uma série de coisas que aconteceram, inclusive da concorrente.
O autor explicou que, além da novela ter sido esquisita, ele ainda teve que lidar com uma série de acontecimentos durante o ano de transmissão [2001]:
– Ela era uma novela estranha porque não tinha história central, tinha vários núcleos de comédias unidos, uma coisa completamente doida. Dois dias depois que a novela estreou, o programa Aqui e Agora transmitiu o sequestro da filha do Silvio Santos. […] Depois raptam o Silvio Santos. […] Chegamos aos 37 pontos e numa quarta-feira, o Jorge [Fernando] me liga e diz: Você está vendo televisão? Um avião explodiu o World Trade Center! Era a “Terceira Guerra Mundial” e a minha novela ali? Estava frito!