Entretenimento e Cultura

Sob regência do maestro Leonardo David, Orquestra Sinfônica do ES se apresenta no Carlos Gomes

Assim, o compositor descreve, no primeiro movimento, cantos dos pássaros, ruídos de ventos e das águas e os cantos e ritmos das tribos que habitavam o Brasil

Para esse programa serão apresentadas obras de compositores brasileiros Foto: Divulgação

No próximo domingo, dia 31 de maio, a Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo (OSES), sob a regência do maestro adjunto, Leonardo David, realizará a quarta apresentação da Série Concertos para a Família. A apresentação começa às 11h, e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência na bilheteria do teatro.

De acordo com o maestro titular da OSES, Helder Trefzger, a intenção dessa série é a formação de novas plateias, principalmente as crianças. Com um repertório mais leve, com apenas uma hora de duração e seguindo um modelo interativo, o maestro espera que as pessoas se divirtam ao mesmo tempo em que travem contato com obras de arte.

Para esse programa serão apresentadas obras de compositores brasileiros, como Ernani Aguiar, Villa-Lobos e Guerra-Peixe. Também será apresentada a obra “Terra Brasilis”, de Edino Krieger, encomendada pelo Ministério da Cultura (MINC) para as comemorações dos 500 anos do descobrimento do Brasil. Nessa peça, o compositor catarinense procurou sintetizar, num grande painel orquestral em três movimentos, os sons que povoam o território geográfico e cultural do Brasil desde antes do descobrimento até o presente, com seu amálgama de culturas musicais aqui aportadas, ao longo desses 500 anos, e que aqui gerariam uma nova e marcante identidade sonora.

Assim, o compositor descreve, no primeiro movimento, cantos dos pássaros, ruídos de ventos e das águas e os cantos e ritmos das tribos que habitavam o Brasil. Já no segundo movimento ele descreve os sons que acompanhavam os navegadores pelo mar, incluindo seus cantos populares, o ritmo das ondas o furor das tempestades. Por fim, no terceiro movimento, o compositor tenta resumir as várias vertentes musicais brasileiras, desde o encontro do canto gregoriano com o canto dos índios, as danças gaúchas, o canto seresteiro, o maracatu nordestino, o chorinho carioca, enfim, uma festa de ritmos.

Repertório: 

– Cesar Guerra-Peixe (1914-1993) – Museu da Inconfidência 
– Ernani Aguiar (1950) – Sinfonietta Prima 
– Villa-Lobos (1887-1959) – Prelúdio das Bachianas Brasileiras n.º 4
– Edino Krieger (1928) – Terra Brasilis
– A natureza e os povos da floresta
– A viagem
– O encontro

Mais informações: (27) 3132-8399