Já está tudo quase pronto para a 5ª edição do Festival de TV e Cinema do Interior do Espírito Santo (Fecin), que será realizado entre os dias 9 e 10 de setembro na cidade histórica de Muqui. O evento já selecionou os filmes que participarão do festival e a programação completa também foi divulgada.
O evento é realizado na cidade desde 2012, e é uma oportunidade de conhecer produções cinematográficas de todo Brasil, além de muitas histórias, poesia, arte, música e outras atividades culturais. O festival é uma realização da Caju Produções em parceria com o Instituto Sincades, Sebrae e Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.
Um dos destaques nessa edição será exposição ‘Ciclo de Memória’, que vai contar histórias de pessoas e suas bicicletas. O start para o passeio de bicicleta à moda antiga pelas ruas da cidade, acompanhada pela tradicional fanfara “Avides Fraga”. O projeto é uma homenagem a Detinha Son, cicloativista e parceira do Fecin, que morreu após um acidente com bicicleta em julho deste ano.
Muitas atividades recheiam o festival deste ano, como o ‘Fecin para crianças’, que terá filmes de animação que representam a diversidade cultural de diferentes povos ao redor do mundo; além de encontros de bate-papo com cineastas sobre diversos temas de trabalhos audiovisuais em exibição no festival e oficinas para jovens cineastas com a Cineativista Ilka Westermeyer.
Os 12 filmes que participam da Mostra Competitiva concorrem ao Troféu Catraca, e serão eleitos por um júri técnico. A novidade desse ano é o troféu “Palma”, concebido pela artista plástica Cláudia Puget, em comemoração aos cinco anos de festival e será o prêmio para o filme escolhido por um júri popular composto por 10 moradores de Muqui.
Em 2016 o Fecin propõe refletir e promover o intercâmbio entre o Espírito Santo e outros estados brasileiros a partir do olhar cinematográfico, através de trocas de conhecimentos, linguagens, formas e conteúdos entendidos sob pontos de vistas diferentes, e refletidos em encontros de reflexão entre seus produtores e diretores.
Confira a programação:
Sexta-feira – 9/9
9h às 17h –
Mostra “FECIN para crianças”
13h30 – Teatro Neném Paiva
Bate papo com cineastas
15h – Teatro Neném Paiva
Bate papo com cineastas
16h – Casas “Dr. Poty Formel” e Casa “Ana Fraga”
Exposição “Ciclo de Memórias”
16h – Avenida Vieira Machado, com saída em frente à escola “Jurandy França Martins”
Cortejo poético de abertura do FECIN | Música, teatro e poesia
19h – Antiga Estação Ferroviária de Muqui
Cerimônia de abertura Oficial do FECIN 2016
19h30 – Mostra Competitiva de curtas metragens 2016
21h – Homenagem FECIN 2016 – Margareth Galvão
21h30 – Pista FECIN
Música com DJ Gustavo Txai [Radiola Capixaba]
Sábado – 10/9
16h – Passeio “Ciclo de Memórias”
19h – Antiga Estação Ferroviária de Muqui
Abertura da segunda noite do FECIN
19h – Abertura da exposição Memorial do Bordado, com Bordadeiras de Burarama.
19h – FECIN apresenta: Lançamento do livro “A palavra que Apalavra” de Jace Theodoro
19h30 – Mostra Competitiva de curtas metragens 2016
20h30 – Mostra Longa Metragem FECIN 2016
22h00 – Homenagem FECIN 2016 – Tonico Pereira
22h30 – Premiação oficial do FECIN 2016
Entrega dos troféus Catraca e Palma.
22h30 – Show de encerramento
Com Trio Maracá (ES)
23h30 – Apresentação do Boi Chapado, do tradicional carnaval folclórico de Muqui, levando a galera para a After Party
0h – After Party – Ciclo de Memórias
Com DJs Gustavo Txai e Bonitona Dora Moreira