No dicionário informal, a sofrência é um neologismo da língua portuguesa, formado a partir da junção das palavras ‘sofrimento’ e ‘carência’, e possui um significado similar ao da expressão e mais popular ‘dor de cotovelo’. A ‘sofrência’ pode ser entendida como um estado de espírito, quando alguém se sente desiludido e triste, seja por causa de um amor não correspondido, uma decepção amorosa, traição e etc. Esta palavra que é considerada um neologismo não se encontra no dicionário, e existe a teoria que deriva da palavra sofrença, que é uma variação antiga de sofrimento.
A psicóloga capixaba do Hospital Metropolitano, Emelini Sperandio, tirou algumas dúvidas. Veja:
Por que a as pessoas se identificam tanto com essas músicas?
A música tem a capacidade de universalizar o sentimento. Logo quem viveu uma experiência de traição ou de separação se identifica muito mais com elas do que se comparado com quem não passou por essas situações. Algumas pessoas as ouvem apenas pelo fato de estarem na “moda”. Criou-se até um termo para essa situação: “sofrência”.
Com as músicas, as pessoas conseguem ‘aliviar’ alguma dor reprimida?
A música nos traz lembranças e sentimentos do passado, bastando apenas uma nota para recordá-los. O que pode estar ligado ao nosso inconsciente. Tendo em vista isso, podemos utilizá-la, sim, para aliviar algum sofrimento.
Por que as pessoas sofrem por amor?
Não existe uma resposta concisa, mas podemos dizer que as pessoas sofrem por amor pelo fato de resistirem aos acontecimentos. Por exemplo, se o namoro acabou e a pessoa não aceita isso, ela sofrerá… Lembrando ainda que não temos consciência e nem controle dessa dor e sofrimento, uma vez que é parcial.
Existe algum estudo que aponte um número de pessoas que já sofreram alguma desilusão?
Não existem números exatos, mas há estudos relacionados a sofrimentos e a relacionamentos que englobam o tema “desilusão amorosa”.
No mundo da música, a ‘sofrência’ é a canção que fala sobre as decepções afetivas ou ciúmes exagerados de um amor que não é correspondido. A sofrência ainda pode significar o ato de sofrer continuamente, de maneira depressiva e lastimável. Já passou por isso?
O Folha Vitória separou alguns sucessos!
Porque Homem Não Chora- Pablo
Impasse- Marília Mendonça Part Henrique e Juliano
Sentimento Louco- Marília Mendonça
Seu Polícia- Zé Neto e Cristiano
Medo Bobo- Maiara & Maraisa
Eu, você, o mar e ela- Luan Santana
Abre o Portão Que Eu Cheguei- Gusttavo Lima
50 Reais – Naiara Azevedo Ft. Maiara e Maraisa
Como faz com ela – Marília Mendonça
Ligação- NX Zero
E tem as internacionais também!
Shawn Mendes – Treat You Better
Against All Odds- Phil Collins
Purpose- Justin Bieber
Baby Can I hold you – Tracy Chapman
Far Away- Nickelback
Carry On My Wayward Son- Kansas
The Scientist – Coldplay
It’s Time- Imagine Dragons