O município de Marilândia quer se tornar um dos maiores destinos de turismo religioso e ecológico do Espírito Santo.
Para isso, a prefeitura, comandada por Gutim (PSB), está planejando grandiosas obras na cidade, como a instalação do maior bondinho de plano inclinado da América, a construção de um monumento e outras atrações turísticas.
O projeto ainda está em fase de conclusão e a previsão é de que, em breve, seja apresentado ao governo do Estado. O intuito da prefeitura é arrecadar recusos estaduais para a obra, estimada em R$ 20 milhões, e não utilizar verba municipal.
Bondinho e atrações
O bondinho planejado pelo município vai transportar visitantes até o alto da Pedra do Cruzeiro, principal ponto turístico de Marilândia.
Hoje, o cume do morro – onde se encontra uma grande cruz – é acessado por uma trilha que perpassa a Mata Atlântica. São 2.166 degraus para chegar ao topo da pedra que está a 700 metros acima do nível do mar.
Segundo o projeto municipal, o bondinho elétrico vai facilitar a subida e atrair mais visitantes. Ele terá 1.200 metros de extensão e elevação de 800 metros, se tornando o maior de plano inclinado da América, conforme a prefeitura.
A estrutura contará com duas cabines de alto nivelamento – uma para subida e uma para descida – com capacidade para 12 pessoas cada e equipadas com ar-condicionado.
Além do bonde, é prevista a construção de um monumento inspirado na subida do Padre José de Souza Brasil. O pároco foi carregado por moradores da Comunidade Alto Liberdade em uma cadeira adaptada, projetada e construída por eles.
Também serão construídos um Skyglass – plataforma de vidro suspensa -, um balanço infinito, uma capela, um restaurante, uma cafeteria, banheiros, estruturas de acessibilidade e um estacionamento com capacidade para 300 veículos.