Moqueca, comida caseira, pizza, quitutes de boteco, um doce quase centenário… Receitas que passaram por uma, duas ou três gerações, mas que ainda reúnem familiares e amigos ao redor da mesa: essas histórias fazem parte da série “Clássicos, mas sempre na moda”.
O Folha Vitória ouviu e vai contar a trajetória de oito estabelecimentos da Grande Vitória que são tradicionais, mas souberam se reinventar e permaneceram populares ao longo dos anos.
A cada semana, dois episódios serão lançados, organizados por municípios: Vitória; Cariacica e Viana; Serra e encerrando a série com Vila Velha. Mas você já pode conhecer um pouquinho da história desses locais!
Leia mais
Festival de comida italiana oferece mais de 40 opções de pratos em Santa Teresa
Festivais gastronômicos e Cíntia Chagas: veja as atrações que agitam o ES
Os bordões mais famosos da TV brasileira. Você tem um favorito?
Oito restaurantes antigos para conhecer na Grande Vitória
DOCE CENTENÁRIO: CAFÉ E BAR SANTOS
Um pedaço da história do Centro de Vitória está contado nas paredes do restaurante de seu José. Fundado pelo seu avô, que chegou ao Brasil vindo de Portugal, o Café e Bar Santos existe desde 1927.
As mesas do restaurante já receberam presidentes, celebridades e famílias que vinham de longe para se consultar ou visitar um ente querido na Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Hoje, o local ainda serve o Creme Americano, preparado como a avó de José fazia. Mas, na hora do almoço, também funciona como restaurante self-service.
Endereço: Rua Marcos de Azevedo, 181, Centro, Vitória.
MOQUECA CAPIXABA – RESTAURANTE SÃO PEDRO
O São Pedro começou em 1952 como uma “vendinha de secos e molhados”, fundada por Dona Almerinda e Seu Hercílio, avós de Vitor, o atual dono do restaurante.
Na época em que Vitória passava pelo processo de desenvolvimento e aterramento de bairros como Ilha do Príncipe e Praia do Suá, os trabalhadores precisavam de um lugar para fazer suas refeições – e escolheram o São Pedro. Foi então que pediram a Dona Almerinda que preparasse uma moqueca aos sábados. O pedido foi atendido, e, desde então, o prato tradicional nunca mais faltou ali.
Endereço: Rua Ferreira Coelho, 98, Praia do Suá, Vitória.
MUITA CARNE DE PORCO – RESTAURANTE DO DALTO
Há 45 anos, em um cantinho sossegado de Viana, Dalto e Dona Edineia abriram uma mercearia e açougue que, com o tempo, se transformaria no restaurante que existe hoje — um refúgio da agitação da cidade grande, mesmo às margens da BR-262.
Com um charme de interior, além da comida caseira e da especialidade da casa, o corte de pernil, é impossível sair de lá sem antes tomar um copinho – ou vários – dos leites com especiarias, servidos em tradicionais canequinhas de alumínio esmaltado. Os sabores mudam periodicamente, mas vale a pena experimentar o de abóbora com coco.
Endereço: Rua Aristeu Módulo, 4, Primavera, Viana
“PIZZA DO AMOR” – PIZZAMORE
Tudo que é bom envolve pizza. Em Campo Grande, Cariacica, Bruno gerencia a Pizzamore, fundada por seu pai, Jamilson, em 1986.
Desde então, o local já foi palco de encontros familiares, comemorações entre amigos e até histórias de amor. Pai e filho contam que alguns casais se conheceram na Pizzamore, casaram e, hoje, frequentam o lugar com seus filhos.
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 72, Campo Grande, Cariacica.
RESTAURANTE COM VISTA PARA A PRAIA – MOQUECA DO GERALDO
Com vista para a praia de Manguinhos, é difícil comer mal. A Moqueca do Geraldo surgiu em 1957, fundada pela mãe de Antônio Geraldo, que hoje comanda o restaurante.
Depois de tantos anos, Geraldo garante que o sabor da moqueca continua o mesmo de 68 anos atrás — um prato que já foi servido em confraternizações, aniversários e casamentos, no salão onde se ouvem as ondas quebrando.
Endereço: Avenida Atapoã, 8, Manguinhos, Serra
FRUTOS DO MAR NA BEIRA DA PRAIA – BERRO D’ÁGUA
Em 1982, um mineiro chegou a Jacaraípe e decidiu abrir um bar que, hoje, tem identidade capixaba. O pai de Luiza, atual gerente do restaurante, começou servindo peroá e cerveja e, ao longo dos anos, transformou o local em uma referência em moqueca, o carro-chefe da casa.
Com décadas de história, o Berro D’Água se tornou parte da vida de capixabas e turistas, que passam o verão aproveitando o litoral serrano.
Endereço: Avenida Nossa Sra. dos Navegantes, 287, Parque Jacaraípe, Serra
RESTAURANTE PARA ASSISTIR JOGO DE FUTEBOL – DELIRA
Muita comida boa e um reduto de são-paulinos em Vila Velha: esse é o Delira, restaurante e pizzaria fundado em 1997 por Nilson e sua esposa.
O estabelecimento tem um cardápio vasto, que, vez ou outra, ganha uma nova opção graças aos pedidos dos clientes. “Se você quiser vir aqui o ano todo e não repetir o prato, é bem possível”, brinca Nilson.
A paixão pelo São Paulo está estampada nas paredes do restaurante, mas o dono garante: “Até corinthianos são bem-vindos.”
Endereço: Rua Araribóia, 110, Centro de Vila Velha.
COMIDA DE BOTECO EM VILA VELHA – BAR DO GETÚLIO
Desde 1977, o Bar do Getúlio faz parte da vida boêmia dos moradores de Vila Velha. Fundado pelo homem que lhe dá nome, hoje o bar pertence a Silvia e seu marido.
Quando encontraram o local, há três anos, a ideia inicial era transformá-lo em um depósito de cosméticos. No entanto, a voz do povo falou mais alto, e eles decidiram retomar as atividades, que haviam sido encerradas durante a pandemia.
Lá, servem o melhor da comida de boteco: bolinho de costela ou de linguiça com queijo, torresmo e o prato que já participou de um concurso — joelho de porco servido no feijão-manteiga, com farofa e arroz.
Deu água na boca, não é?
Endereço: Rua Antero Rosa, 247, Nossa Sra. da Penha, Vila Velha.
E você, também tem aquele restaurante que frequenta desde a infância? Talvez um lugar que seus pais descobriram quando ainda eram jovens e onde, agora, vocês comemoram datas especiais?
Se não, nunca é tarde para começar novas tradições — e os restaurantes que selecionamos podem ser um ótimo ponto de partida.