O Centro de Informação ao Turista (CIT) foi inaugurado na última quinta-feira (28) em Cachoeiro de Itapemirim. O espaço será referência para buscar informações sobre os atrativos turísticos do município.
Para marcar a inauguração, a Semcult realizou o city tour “Viva Cacheiro a pé”, com visita a pontos turísticos da cidade, como a Casa de Cultura Roberto Carlos e a estátua que homenageia o cantor, localizada na praça Pedro Cuevas Junior.
O passeio terminou com a chegada ao Museu Ferroviário, onde foi realizada a solenidade, que contou com a presença de diversas autoridades públicas e representantes das redes hoteleira e de restaurantes, setores diretamente ligados ao turismo.
A secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, aproveitou a oportunidade para agradecer a todos que, de forma direta e indireta, contribuíram para a expansão do turismo no município. Ela ainda explicou a relevância do CIT como ferramenta de informação para visitantes e, também, para os munícipes que possam não conhecer os potenciais turísticos e culturais de Cachoeiro.
“O Centro de Informação ao Turista é um projeto de governo da gestão atual, e é um equipamento importantíssimo para dar a relevância que o turismo precisa. A cada cinco empregos no mundo, três estão vinculados diretamente com o turismo. Esse setor é uma mola econômica mundial e precisamos entender isso. O turismo é desenvolvimento social, é cultura, é crescimento e economia. E o melhor é que o nosso município é riquíssimo nesse aspecto”, enfatizou.
Funcionamento do CIT
O CIT é uma ferramenta pública de auxílio para os turistas e moradores de Cachoeiro, que terão informações sobre as possibilidades turísticas que a cidade oferece. Além disso, o equipamento é um importante avanço para a formação de políticas públicas efetivas para o crescimento do turismo.
O Centro de Informação fica no Museu Ferroviário, localizado na rua Cel. Francisco Braga, Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.