Entretenimento e Cultura

Vai curtir o festival Penha Roots? Confira 10 dicas de turismo na região do Caparaó!

Mas, além da música, uma atração imperdível do festival é a própria localidade

Foto: Setur/ES

O festival de reggae e forró pé de serra do Caparaó, o Penha Roots, já está próximo de começar! Marcado para este fim de semana, de sexta-feira (12) a domingo (14), em Patrimônio da Penha, o evento tem grandes shows confirmados: Elba Ramalho e Marcelo Falcão

Leia também: Festival no Caparaó terá shows de Elba Ramalho e Marcelo Falcão

Situado nas proximidades do Parque Nacional do Caparaó, esse distrito preserva os costumes típicos do interior, entrelaçados com o misticismo da comunidade hippie, tão característica do lugar.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

As cachoeiras de águas cristalinas, como as do Arco-Íris, Vó Tuti e Beija-Flor, situadas nas proximidades do vilarejo, são apenas algumas das maravilhas naturais que podem ser exploradas.

Foto: Setur/ES

Integrante da Serra do Caparaó, o Patrimônio da Penha atrai visitantes com sua beleza natural, composta por cachoeiras, trilhas e atividades ecológicas. 

Com uma população de cerca de 500 habitantes, o clima de montanha e a abundância de águas cristalinas, que nascem dos picos do Caparaó capixaba, conferem à vila um charme singular. 

Foto: Setur/ES

A região oferece uma variedade de atividades para os visitantes desfrutarem ao máximo. Conheça 10 dicas de turismo para explorar essa fascinante parte do Espírito Santo:

Explorar o Parque Nacional do Caparaó: O Parque Nacional abriga uma parte da cadeia de montanhas do Caparaó, incluindo o Pico da Bandeira. Nele há trilhas ecológicas, piscinas naturais, cachoeiras, mirantes e outros atrativos. A reserva ambiental também possui infraestrutura com áreas de camping, banheiros, espaço para churrasqueiras, área de alimentação e segurança.

CRISTO REDENTOR DE GUAÇUÍ

Com vista panorâmica de toda a cidade, o lugar é fresco e tem árvores e bancos para os visitantes. 

Um símbolo da cidade, o monumento tem 20,4m de altura e é o ponto turístico mais visitado do município, dele também se tem uma bela visão da cadeia de montanhas que compõem o entorno do Parque do Caparaó Capixaba.

CACHOEIRA DO AURÉLIO

Foto: Prefeitura de Espera Feliz

Cercada por mata atlântica preservada, a cachoeira é um ótimo lugar para relaxar e se refrescar após uma caminhada. Com piscinas naturais e um ambiente muito tranquilo, é necessário fazer uma trilha para chegar até ela.

CACHOEIRA DO BEIJA FLOR

Identificada por uma placa de fácil visualização, essa é uma das primeiras cachoeiras que os visitantes veem. Após a guarita, leva cerca de 3 minutos para ver a plaquinha e mais alguns metros para chegar até a queda. 

A cachoeira conta com uma bela queda d’água e um poço onde as águas são termais e garantem uma hidromassagem natural. Recomenda-se um guia para chegar até ela.

CACHOEIRA VÓ TUTI

Passando pela Cachoeira do Beija Flor, há a Cachoeira Vó Tuti. Com a queda anterior, seu poço natural é um pouco menor. Por isso, o local pode ficar cheio rapidamente. Um outro atrativo que atraem muitos visitantes são suas águas bem transparentes da cachoeira. Recomenda-se um guia para chegar até ela.

CACHOEIRA DA PURIFICAÇÃO

Com dois poços, um na parte de baixo e outro na parte de cima, a cachoeira é uma pequena queda d’água com cerca de 5 metros de altura localizada em meio a uma floresta. Suas águas são esverdeadas e estão sempre frias por conta da sombra das árvores. Recomenda-se um guia para chegar até ela.

CACHOEIRA CALDEIRÃO DAS MARAVILHAS

Escondida em meio a mata, a Cachoeira Caldeirão das Maravilhas não possui uma placa que identifique seu local. No entanto, ela fica a cerca de 200 metros da Cachoeira do Beija Flor. Imponente e com um grande poço para nadar, o acesso até ela é difícil, sendo necessário um guia para fazer a trilha.

CACHOEIRA ARCO ÍRIS

O local conta com três poços, cada um com uma queda d’água e uma queda d’água maior saindo de cima das pedras. Todo o entorno da cachoeira é exuberante e a água costuma ser bem rasa.

DEGUSTAR A GASTRONOMIA LOCAL

Com a típica culinária capixaba, esse é um dos atrativos dos restaurantes da região. Frutos do mar frescos, pratos à base de milho e doces típicos são algumas das iguarias que os visitantes vão encontrar.

VISITAR AS VILAS HISTÓRICAS

A região do Caparaó abriga várias vilas históricas, como Dores do Rio Preto e Patrimônio da Penha, onde é possível conhecer um pouco mais sobre a história e a cultura local.

PRATICAR ATIVIDADES DE AVENTURA

Para quem é adepto de esportes radicais, o Caparaó oferece diversas opções, como rapel, escalada e mountain bike. Consulte empresas locais especializadas para organizar essas atividades.

Ao visitar o local é importante lembrar sempre de preservar o meio ambiente e respeitar as comunidades que vivem na região. Além de se manter informado sobre as regras do parque nacional e adotar práticas sustentáveis durante sua visita.

PENHA ROOTS

Data: de sexta (12) a domingo (14)
Local: Divino de São Lourenço
Ingressos em lebillet.com.br

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (12) – Elba Ramalho, Amaro Lima, Herança Negra e ForróFia e DJ Berim
Sábado (13) – Marcelo Falcão, Banda Alldeia, Lion Jump, Os 3 do Nordeste, Forró Raiz e DJ Berim
Domingo (14) – Banda Terra Sem Males, Banda Suindara e DJ Berim

Pontos físicos: Grande Vitória: em todas as lojas Óticas Diniz e lojas Origens | Patrimônio da Penha: loja de conveniência Serra Roots – Eco Posto da Serra | Guaçuí: loja Lú Fashion | Cachoeiro de Itapemirim: Oakes Store | Rio de Janeiro: Chopp Expresso Log – em Itaperuna | Passo, Forte Calçados – em Bom Jesus do Itabapoana | Minas Gerais: Passo Forte Moda e Acessórios – em Espera Feliz | Loja 4 Estações Life Men – em Carangola.