O fim de semana chegou com sol, temperaturas amenas e opções de passeios em Cachoeiro para quem vai ficar pela cidade. Considerada a capital secreta do estado, o município oferece atrativos para todas as idades e, principalmente, para os fãs do Rei Roberto Carlos.
Entre as atrações, estão: a Casa da Cultura, onde o cantor morou durante a infância; o Museu Ferroviário Domingos Lage e a Casa dos Braga. Os espaços funcionam em horário especial no fim de semana. Confira:
Casa da Cultura Roberto Carlos
A Casa de Cultura Roberto Carlos fica no fim da rua João Madureira de Deus, no bairro Recanto, e conta com um rico acervo de fotos, discos, quadros e instrumentos musicais, que relatam o início da vida e trajetória do filho mais ilustre de Cachoeiro de Itapemirim.
O espaço fica aberto para visitação do público aos sábados e domingos das 9h às 15h.
A casa simples de seis pequenos cômodos, uma varanda, um porão e um jardim que possui dois flamboyants em sua área, fica no final da rua João de Deus Madureira, no bairro Recanto, e guarda as memórias de ‘Zunguinha’, o menino que deixou Cachoeiro aos 13 anos para se tornar Roberto Carlos, o Rei da música brasileira.
Desde 2009, a casa foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo e ganhou status de Patrimônio Histórico e Artístico Estadual, e está sob a guarda permanente dos poderes públicos estadual e municipal.
Museu Ferroviário Domingos Lage
Localizado na área central da cidade, no bairro Guandu, o Museu Ferroviário Domingos Lage mantém as principais características originais da construção da estação ferroviária. O espaço, que fica na rua Coronel Francisco Braga, funciona aos sábados das 7h30 às 13h30.
A inauguração da estação ferroviária em Cachoeiro figurou entre os investimentos estruturantes para o desenvolvimento da economia dos primeiros anos do século passado, permitindo viagens e o escoamento da produção. Atendeu, durante décadas, a linha que ligava Vitória ao Rio de Janeiro.
Funcionou até o ano de 1992, quando foram retirados os trilhos do centro da cidade. O município tombou o prédio como patrimônio histórico em 2003, e o transformou em museu em 2007. Hoje, conta com um acervo permanente, com fotografias, documentos, móveis e um torno que era utilizado para construir peças de reposição da linha férrea e das locomotivas. O espaço também é usado para atividades culturais.
Casa dos Braga
Outra opção é a Casa dos Braga, localizada rua Vinte e Cinco de Março, no Centro de Cachoeiro. No local viveram, na infância, os irmãos escritores Newton – poeta e jornalista – e Rubem Braga – reconhecido como o maior cronista brasileiro e autor de vários livros –, filhos do Coronel Francisco de Carvalho Braga, primeiro prefeito da cidade. O espaço é aberto à visitação aos sábados, das 9h às 15h.
O imóvel da família foi adquirido em 1985 pela prefeitura e protegido por tombamento pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Foi inaugurado como Centro Cultural Casa dos Braga em 1987 e abrigou, até 2014, a biblioteca municipal. Voltou então a receber visitantes, em eventos públicos como saraus e lançamentos literários.
No espaço, é possível encontrar uma ampla coleção relacionada à família Braga, com mobiliário original de época e obras de arte.