Férias escolares, recesso coletivo ou festas de fim de ano, com o início da temporada de verão muita gente faz as malas e coloca o pé na estrada para aproveitar a folga. Com a família ou com os amigos, se você vai pegar a estrada fique atento aos detalhes, como por exemplo o trajeto, a distância e também a manutenção do veículo, um bom planejamento significa uma viagem tranquila e segura.
A especialista em medicina do sono e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Jéssica Polessi, alerta para alguns cuidados, principalmente se for pegar a estrada após a balada. Segundo ela, depois de 12 horas acordado, o corpo começa a perder reflexos fundamentais para quem está dirigindo.
Mesmo que a pessoa curta a praia ou a festa sem gastar muita energia, é inevitável que o cansaço venha e ele diminui os reflexos de defesa e prejudica reações rápidas, como em caso de acidente. Isso significa que, mesmo sem beber, quem vai dirigir precisa descansar.
A especialista destaca ainda que tem pessoas que se sentem bem com pequenos cochilos, mas o ideal mesmo é dormir de seis a oito horas antes de assumir a direção. Outro erro comum de quem vai viajar, é fazer as malas até tarde da noite e acordar de madrugada para pegar a estrada. O mais seguro é deixar o motorista dormir e transferir a responsabilidade da bagagem para outra pessoa, ou fazer com maior antecedência.
Local de vários shows nacionais, Guarapari é o destino de muita gente que busca diversão durante as férias de verão e um cuidado muito importante é com o consumo de bebidas energéticas. Essas bebidas realmente mantem a pessoa mais alerta, porém é necessário ficar atento ao prazo do efeito, pois a pessoa apagar sem o mínimo sinal de sonolência. De acordo com a médica especialista em sono, cada organismo reage com um tempo diferente.
Outras dicas
1. Não saia de casa com pressa. Deixe tudo no pronto com pelo menos dois dias de antecedência. Isso inclui, separar os documentos e acomodar toda a bagagem dentro do veículo.
2. Crie uma boa playlist. Selecione as músicas que você gosta e curta a viagem.
3. Não abuse da velocidade. Parece meio óbvio, mas respeitar os limites de velocidade diminui o risco de acidentes, alem de manter a revisão do veículo em dia.
4. Leve aperitivos para enganar a fome no caminho. Além de te manter saciado é uma ótima estratégia para espantar a sonolência.
5. Pare para descansar. Se a viagem for muito longa, considere parar em um local seguro para esticar as pernas e descansar, lembre-se dormir não é uma questão de luxo, mas de segurança.
Boa viagem!