Após dois anos impedidos de realizarem apresentações na Sexta-feira Santa por causa da pandemia de coronavírus, grupos teatrais de Viana, Cariacica e Serra voltam às encenações nesta sexta-feira (15). Os espetáculos contarão a história da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo.
Em Cariacica, a partir das 20h, o Grupo Teatral Revelação cumpre uma tradição que já dura 40 anos, encenando, mais uma vez, a montagem “Jesus de Nazaré – Nascimento, Vida, Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo”, no palco do Escola Viva Professor José Leão Nunes (Polivalente), em Vale Esperança.
A expectativa é que 3 mil pessoas assistam ao espetáculo, que é aberto e gratuito e tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. No elenco, são mais de 100 atores. Quem quiser participar como figurante basta se apresentar no local antes do espetáculo.
“Temos no elenco católicos, evangélicos, pessoas das mais diversas religiões, que contribuem com o trabalho. A peça tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para que elas tenham mais empatia, o que a gente precisa tanto. E preferimos encenar o texto ao vivo, sem recurso de falas gravadas e playback, como ocorrem em outras montagens”, reforçou o diretor e responsável pela companhia, Darcy Altoé.
Espetáculo com efeitos sonoros e visuais na Serra
Na Serra, a encenação da Vida e Paixão de Cristo será realizada no bairro Vista da Serra I. O Grupo Teatral Lumen, com o apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra (Setur), promete um grande espetáculo com efeitos sonoros e visuais.
O nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo tem cerca de três horas de duração e conta com 120 atores. De acordo com o diretor e produtor do espetáculo, Jovaldir Pascoal Bongestab, será a 31ª apresentação do grupo.
“A encenação acontece desde 1988, mas ficou parada por dois anos devido à pandemia da Covid-19. Estamos ensaiando há dois meses para apresentar um grande espetáculo ao público”, contou o diretor.
Estima-se que cerca de 3 mil pessoas irão comparecer para assistirem à peça, que acontece a partir das 19h30, no antigo ponto final do bairro Vista da Serra I, na subida do Mestre Álvaro.
O público pode levar cadeiras. No local também terá estacionamento gratuito, barracas com comidas e bebidas, banheiros químicos, ambulâncias e apoio da Guarda Civil Municipal, do Departamento de Operações de Trânsito e da Defesa Civil.
História milenar em Viana
Em Viana, para comemorar 44 anos de história, o espetáculo da Paixão de Cristo voltará a ser exibido após três anos sem apresentação. A tradicional peça teatral promete resgatar a afetividade e a religiosidade da comunidade do município.
O espetáculo será exibido ao ar livre nesta sexta-feira (15), na colina da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, em Viana Sede, a partir das 19h30. A vida à ascensão de Jesus Cristo aos céus será contada com um show de pirotecnia, luzes e efeitos especiais. A expectativa é encantar e emocionar o público.
O evento será realizado pelo Grupo Teatral Vianense (GTV), com patrocínio da Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Esportes, Cultura e Turismo (SEMECT). Ele reúne cerca de 450 pessoas, entre atores e produção.
O comerciante Diego Grijó Gava, que interpreta Jesus Cristo há anos, retornou ao papel emocionado. “É um prazer estar participando e voltando a apresentar o teatro para toda a população vianense”, revela.
Segundo o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, a tradição irá atrair vianenses e turistas numa encenação única com efeitos especiais e muita emoção. “Então está feito o convite a toda população para que compareça à Igreja Matriz, em Viana Sede, às 19h30 do dia 15 de abril”, disse.
*Com informações das prefeituras da Serra, Cariacica e Viana