Entretenimento e Cultura

Veja como vão desfilar as escolas do Grupo Especial neste sábado

Desfilam neste sábado: Andaraí, Novo Império, Piedade, Boa Vista, MUG, Pega no Samba, Jucutuquara, Eucalipto e Mocidade da Praia

Veja como vão desfilar as escolas do Grupo Especial neste sábado

Sinal verde para os desfiles do Grupo Especial do Carnaval Capixaba! Na noite deste sábado, Andaraí, Novo Império, Piedade, Boa Vista, MUG, Pega no Samba e Unidos de Jucutuquara atravessam a passarela do samba na briga pelo título.

Além das escolas do Grupo Especial, Mocidade da Praia e Independente de Eucalipto fecham os desfiles desta noite disputando o Grupo B. A agremiação que ficar em último no Grupo Especial irá desfilar no Grupo de Acesso no próximo ano. 

Andaraí

Campeão do Grupo de Acesso em 2017, a Andaraí, escola de samba do bairro Santa Marta, em Vitória, que estava afastada da elite do Carnaval Capixaba há três anos, pretende realizar um grande desfile no seu retorno ao Grupo Especial.Para isso, aposta no enredo “Quem conta um conto aumenta um ponto com a certeza de quem viu! Mas não leve tão a sério é 1° de Abril”, que apresentará no Sambão do Povo um pouco de humor e muita crítica social e política. Através do enredo, grandes personagens e fatos controversos da humanidade serão abordados em 17 alas, quatro carros alegóricos e 1500 componentes.

Novo Império

Apostando na garra da comunidade e na experiência do carnavalesco carioca Jorge Caribé, a Novo Império, segunda escola a desfilar no sábado do Carnaval de Vitória (03), busca em 2018 superar o resultado obtido no último desfile, quando ficou com a quarta colocação. O enredo da escola para este ano é “No vai e vem do mar, lá se vão 100 anos do Sindicato da Estiva”, um tema que tem total elo com a comunidade, já que a maioria dos fundadores da agremiação possuíam ligações com a entidade. A Novo Império irá desfilar com quatro carros alegóricos e 1600 componentes divididos em 20 alas.

Unidos da Piedade

Com o enredo “Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores”, a Unidos da Piedade tenta em 2018 superar o bom carnaval do último ano, quando ficou na terceira colocação do Carnaval Capixaba. Da criação do universo a inspiração artística, o desfile da Unidos da Piedade, a maior campeã do samba capixaba, com 13 títulos em sua história, promete seduzir e encantar o público no Sambão do Povo, e os jurados, com quatro alegorias e 1860 componentes divididos em 22 alas.

Boa Vista

Quando a Boa Vista, a atual campeã do Carnaval Capixaba, pisar no Sambão do Povo no desfile oficial, o público verá uma escola de samba bem modificada. Além de trocar de carnavalesco, Peterson Loiz saiu para o retorno de Robson Goulard, a agremiação está com novo coreógrafo da Comissão de Frente, nova rainha e madrinha. Nos últimos anos a Independente de Boa Vista foi campeã quatro vezes (2010, 2012, 2014 e 2017), além de ter obtido dois vice-campeonatos no Carnaval Capixaba. Para 2018, a Boa Vista irá para o Sambão do Povo com quatro carros alegóricos e 1.600 componentes divididos em 18 alas para homenagear o centenário de Nelson Mandela, que completaria 100 anos neste ano.

MUG

Quem nunca viveu um amor de carnaval? Essa é uma das premissas do enredo “Entre confetes e serpentinas, uma paixão sem igual… Olhares que se cruzam, bocas que se beijam… Amores de carnaval”, da Mocidade Unida da Glória para o desfile deste ano. Vice-campeã do Carnaval Capixaba em 2017, após um bicampeonato (2015,2016), a MUG vem para brigar pelo título apostando na qualidade dos seus quesitos e na força da comunidade. E para obter a vitória neste ano a MUG realizou importantes reformulações. O renomado carnavalesco Cid Carvalho saiu, para assumir a Beija-Flor, e quem chegou foi Osvaldo Garcia, vindo da Unidos de Jucutuquara. Outras importantes mudanças foram a chegada do casal nota 10 Juliander Agrizzi e Gessya Santana, também vindos do “ninho da coruja” e do coreógrafo Rodrigo Carvalho, que veio da Independente de Boa Vista, atual campeã do carnaval.

Pega no Samba

Sexta colocada no último carnaval, a Pega no Samba promete um desfile grandioso para este ano e aposta na história do chocolate para conquistar jurados e julgadores no Sambão do Povo. Com o enredo “Na celebração ao chocolate, a Locomotiva dá um show!”, a escola irá desenvolver a história da iguaria através do tempo e, claro, todo o seu poder de sedução. Um dos grandes nomes envolvidos no desenvolvimento do desfile da Pega no Samba é o experiente e premiado carnavalesco carioca Júnior Pernambucano, que estreia na agremiação.

Unidos de Jucutuquara

A Unidos de Jucutuquara, que foi tetracampeã recentemente do Carnaval Capixaba (2006,2007,2008,2009), enfrenta atualmente um jejum de oito carnavais sem título. E para virar o jogo em 2018 aposta no enredo “Ambrósio” e na experiência do carnavalesco Peterson Lois, campeão com a Independente de Boa Vista no último carnaval. O tema afro aborda a saga de Ambrósio, grande líder que reuniu centenas de negros em uma comunidade fortificada nos confins de Minas Gerais e que recebeu o nome de Kilombo do “Rei” Ambrósio. A Unidos de Jucutuquara, que é reconhecida pela imponência dos seus desfiles, irá disputar o carnaval com quatro carros alegóricos e 1800 componentes divididos em 19 alas.

Mocidade da Praia

Fundada em 1947, a Mocidade da Praia, localizada na Praia do Canto, em Vitória, só se tornou escola de samba em 1972, após ser tricampeã no concurso de batucadas (1969 e 1971). A agremiação, que possui dois títulos do Carnaval Capixaba (1981,1984), fará neste ano uma reedição do enredo “Deu bola na rede, Deu samba no pé!”, que rendeu para escola o 4º lugar em 1985. Ela irá desfilar com 800 componentes e dois carros alegóricos.

Independente de Eucalipto

A Independente de Eucalipto, fundada em 1982, irá reeditar neste ano o enredo “Eucalipto toca no seu rádio de novo”, utilizado pela agremiação em 1985, mas com outro título. Neste carnaval, a escola irá desfilar com 800 componentes, divididos em 13 alas, dois carros alegóricos e dois tripés.

Confira a ordem dos desfiles (22 horas)

Andaraí
Novo Império
Piedade
MUG
Pega no Samba
Jucutuquara
Eucalipto (Grupo B)
Mocidade da Praia (Grupo B)