Entretenimento e Cultura

Viradouro vence o Grupo Especial com enredo sobre as Ganhadeiras de Itapuã

Estácio de Sá e União de Ilha ficaram respectivamente em 12º e 13º lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/Instagram

Em disputa acirrada e decidida no último quesito, a escola de samba Viradouro sagrou-se campeã do Grupo Especial do Rio de Janeiro. O enredo “Viradouro de alma lavada”, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcisio Zanon, estreantes na escola, falava sobre as Ganhadeiras de Itapuã, grupo musical que surgiu dos cantos, danças e crenças das lavadeiras do litoral da Bahia.

Além da Viradouro, o desfile das campeãs, que acontece no próximo sábado (29), terá Grande Rio, Mocidade, Beija-Flor, Salgueiro e Mangueira. A agremiação de Niterói terminou com o mesmo número de pontos da Grande Rio, 236, segunda colocada, mas venceu no critério desempate. 

Estácio de Sá e União de Ilha ficaram respectivamente em 12º e 13º lugares e foram rebaixadas para o Grupo de Acesso do Carnaval do Rio de Janeiro. A campeã da Séria A será definida ainda nesta quarta-feira (26).

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Viradouro

2º Grande Rio

3º Mocidade

4º Beija-Flor

5º Salgueiro

6º Mangueira

7º Portela

8º Vila Isabel

9º Unidos da Tijuca

10º São Clemente

11º Paraíso do Tuiuti

12º Estácio de Sá

13º União da Ilha

APURAÇÃO

A apuração deste ano teve uma novidade em relação ao ano passado. Em 2019, quatro jurados avaliavam cada um dos nove quesitos, e a menor nota era descartada. Desta vez, a avaliação foi feita por cinco jurados em cada quesito, desprezando-se na totalização a maior e a menor nota.

A leitura dos quesitos seguiu a seguinte ordem: Fantasias, Samba-Enredo, Comissão de Frente, Enredo, Alegorias e Adereços, Bateria, Mestre-sala e Porta-Bandeira, Evolução e Harmonia.