Entretenimento e Cultura

Visando mostrar novas caras da cultura capixaba, Barra do Jucu recebe “Culturada Viral”

Evento criado pela comunidade da Barra do Jucu, em Vila Velha, preocupada com o esvaziamento e abandono de alguns espaços públicos do bairro

Poesia, música, folclore, meio ambiente, saúde, fotografia, surfe, gastronomia, teatro, artes plásticas, capoeira, cinema e muito mais. Essas são as atrações da Culturada Viral, que tem início no próximo dia 13 de maio, às 19 horas, na Praia do Barrão, em Vila Velha.

Entre as atrações do primeiro Culturada Viral estão shows das bandas Casaca e Kalifa e encontro das bandas de congo da Barra do Jucu. A pentacampeã de bodyboard Neymara Carvalho também está entre as participações especiais do evento, com um aulão de surfe na Praia do Barrão.

A ideia é criar uma agenda cultural, esportiva e ambiental, promovendo a ocupação dos espaços públicos e privados, provocando um resgate do bucolismo local, além de valorizar e fortalecer as manifestações culturais de Vila Velha.

Outro objetivo do evento é apresentar as novas caras da cultura capixaba, músicos, atores, artistas plásticos, cineastas, fotógrafos, entre outros.

Durante o evento o comércio local oferecerá descontos em alimentação e hospedagem. Com o objetivo de atrair visitantes e movimentar ainda mais a economia da região, pousadas, lanchonetes e restaurantes estarão com pacotes promocionais e pratos elaborados especialmente para o evento.

Todos os participantes, músicos, artistas e organizadores do evento são voluntários, num desabafo pela falta de apoio à cultura local.

PROGRAMAÇÃO CULTURADA VIRAL

Quarta, 13 de maio

– Abertura da Exposição Itinerante Andada Fotográfica – Com fotos dos alunos da Escola Municipal Tufy Nader, mostrando o olhar das crianças e adolescentes sobre a Barra do Jucu. No Lanches Barrão, a partir das 18 horas. Na Praia do Barrão.

– Homenagem do surfe – Reinstalação da prancha em homenagem a Gordinho Bororó, o precursor das escolinhas de surfe e dos campeonatos na Barra do Jucu, que foi assassinado há mais de 10 anos. Às 19 horas, na Praia do Barrão.

– Grande Roda de Congo – Encontro das três bandas de congo da Barrra do Jucu: Mestre Honório, Mestre Alcides e Tambores de Jacarenema, às 18 horas, na Praia do Barrão.

Quinta, 14 de maio

– Cineclube com Samba – Circuito de cinema, com a exibição de vídeos que falam da Barra do Jucu, como “Procurando Madalena” (Ricardo Sá), animação feitas pelas crianças da UMEF Tuffy Nader produzida pelo Instituto Marlin Azul e “Mestre Alcides” (Inara Novaes). Nos intervalos, apresentação da banda Sandália de Pescador, com samba de raiz, bossa nova e MPB no repertório. A partir das 19 horas, no Cais da Barra.

Sexta, 15 de maio

– Roda de Congo – Apresentação da Banda Mestre Alcides, na Praça Pedro Valadares, às 19 horas.

– Gastronomia e Arte – Feira com barracas de comidas típicas e mostra cultural de diversos artistas plásticos, na Praça Pedro Valadares, a partir das 19 horas.

– Kalifa – Show com o sambarock da banda que é hoje uma das principais referências da música capixaba. Na Praça Pedro Valadares, às 20 horas.

– Seresta no Barrense – Noite dançante para matar as saudades dos tempos das serenatas, com aquelas músicas antigas que serão sempre eternas. No repertório, sucessos da Jovem Guarda, samba canção, bolero, forró, xote e baião. No Campo do Barrense, a partir das 20 horas. Com Zé Leandro (violão sete cordas), Edmundo (cavaquinho) e Sebastião Calazans (teclado e voz).

– Abrantes – Show de MPB Rock com a banda fundada em Minas Gerais, mas que se tornou barrense. No Cais da Barra, às 22 horas.

– Jangada Nossa – Show de samba de raiz, com a banda formada por Lobão e Dulce, no Enxagaú, às 23 horas.

Sábado, 16 de maio

– Saúde na Praia – Circuito na praia, com atividades físicas para pessoas de todas as idades, a partir das 7 horas, na Praia do Barrão.

– Caminhada Ecológica – Passeio pela Praia do Barrão, Morro da Concha, Cruzeiro, entre outros pontos turísticos da Barra do Jucu. Saída às 7 horas da Praia do Barrão.

– Campeonato SOS Biscoitinho – Campeonato de surfe amador para surfistas de todas as idades. A partir das 7 horas, na Praia do Barrão. Inscrição: um pacote de biscoito que você gostaria de ganhar.

– Aulão de Body Board com Neymara Carvalho –Oficina gratuita de surfe com a pentacampeã de bodyboard, a partir das 8 horas, na Praia do Barrão.

– Feira de Artesanato e Gastronomia – Das 12 às 23 horas, na Praça Pedro Valadares.

– 15ª Feira Capixaba de Discos – Raridades da música nacional e internacional em Vinil e CDs, ao som de clássicos do rock’n roll com o DJ Nelson Abelha. No Cais da Barra, a partir das 12 horas.

– Mesa de Estêncil  – Cada um traz sua camisa, bolsa ou o que quiser para pintar a logomarca da Culturada Viral junto com o artista plástico Thomaz Musso.  No Cais da Barra, a partir das 12 horas.

– Visita ao Teatro – Visita monitorada ao Teatro da Barra, com o diretor Paulo de Paula, às 14 horas.

– Sururu com os Pescadores – Roda de conversa com os antigos pescadores da Barra do Jucu, mostra de vídeos sobre pesca tradicional e moqueca de sururu. A partir das 15 horas no Bar do Lhun Lhun.

– Exposição Itinerante Andada Fotográfica – Com fotos dos alunos da Escola Municipal Tufy Nader, mostrando o olhar das crianças e adolescentes sobre a Barra do Jucu. No Bar do Lhun Lhun, a partir das 15 horas.

– Siri de Tamanco – Show com a banda oficial do Bloco Surpresa, trazendo as músicas que animam o Carnaval da Barra do Jucu há quase 30 anos. No Cais da Barra, às 17 horas.

– Capoeira – Aulão e apresentação de capoeira, maculelê e samba de roda com o grupo de capoeira Dendê Maruô, com a coordenação do professor Tatuagem e do instrutor Fábio Fubeca. A partir das 18 horas, na Praça Pedro Valadares.

– Roda de Congo – Apresentação das bandas de congo Tambores de Jacarenema, em frente ao Bar do Cobrinha, às 18 horas.

– Teatro na Rua – Apresentação de jogral com o Grupo de Teatro da Barra, com a direção de teatral Paulo de Paula, em frente ao Bar do Cobrinha, às 19 horas.

– Sarau de Poesias – Com a participação da Academia Espírito Santense de Letras, apresentação de escritores da Barra e performance de artistas locais, no Bar do Cobrinha, às 18h30.

– Congo na Praça – Apresentação da Banda Mestre Honório, às 19h30, na Praça Pedro Valadares.

– Banda Casaca – Show na Praça Pedro Valadares, às 20h30.

– Barratuque – Show de samba-reggae, samba-congo e samba-rock no Cais da Barra, às 22 horas.

– Raul Mesquita – Rock nacional no show com Raul Mesquita (voz e violão), Girafa (percussão) e Marcinho (baixo), no Enxangaú, às 23 horas.

Domingo, 17 de maio

– Saúde na Praça – Aulão de como utilizar os aparelhos públicos da praça para fazer exercícios físicos. Aulão de alongamento e auto-postura, com orientações específicas para a terceira idade, com coordenação da fisioterapeuta Elisa Franci Gonçalves. A partir das 7 horas, na Praça Pedro Valadares.

–  Oficina de Políticas Públicas – Mecanismos de participação popular e processos decisórios. Debate e deliberações coletivas com profissionais de ciências humanas, gestores e a comunidade da Barra do Jucu e entorno, mediado pelo sociólogo Sandro Juliati, do Núcleo Rizoma Ambiental. Na Pousada Brisa na Barra, de 10h às 12h.

– Feira de Artesanato e Gastronomia – Das 12 às 23 horas, na Praça Pedro Valadares.

– Mesa de Estêncil – Cada um traz sua camisa, bolsa ou o que quiser para pintar a logomarca da Culturada Viral, com a coordenação do artista plástico Thomaz Musso, a partir das 12 horas, na Praça Pedro Valadares.

– Passeio pela Arte – Visita monitorada ao Atelier Kleber Galvêas, às 14 horas.

– Oficina de Máscaras – Aula gratuita com o artista plástico Vinícius Oliveira, contando a história das brincadeiras de máscaras no Carnaval da Barra e apresentação das técnicas de confecção. No Atelier do Kleber Galvêas, a partir das 15 horas.

– Roda de Congo com as Crianças – Apresentação da Banda de Congo Mirim Tambores de Jacarenema, a partir das 16 horas, na Praça dos Pássaros.

– Brincando na Praça – Tarde de brincadeiras de rua para a criançada, resgatando as brincadeiras de antigamente, como queimada, corrida de saco, passa anel, pique, entre outras atividades para crianças de 3 a 12 anos. Na Praça Pedro Valadares, a partir das 16h30.

– Contação de Histórias – Na Praça dos Pássaros, às 16 horas.

– Oficina de Flores – A criançada vai aprender a fazer flores de cartolina com conversa paralela sobre os direitos da praça.

– Mostra de Vídeos de Animação – Na Praça dos Pássaros, às 17h30.

– Abertura do Cineclube Claudino de Jesus – Inauguração da sala de cinema da Barra do Jucu, no Teatro da Barra, às 18 horas. Exibição do filme de Pedro Maia e documentário em homenagem ao diretor teatral Paulo de Paula e a atriz Branca Santos Neves.

– Roda de Congo – Apresentação da Banda Mestre Honório, no Teatro da Barra, às 18 horas.