Entretenimento e Cultura

Vitória recebe mostra gratuita do Dia Internacional da Animação

Além da mostra oficial, os espectadores vão assistir à animação capixaba “A Árvore de Humberto” dirigida por alunos da rede pública de ensino. A entrada é gratuita

Cena do curta Viagem na Chuva Foto: Divulgação

Vitória é uma das 200 cidades brasileiras participantes do maior evento de cinema simultâneo do mundo. A décima terceira edição do Dia Internacional da Animação será comemorada em 28 de outubro, a partir das 20h30, no Cine Jardins, com uma sessão gratuita de curtas-metragens nacionais e internacionais com duas horas de duração. O público ainda curtirá durante a mostra o lançamento da animação “A Árvore de Humberto” que tem roteiro, desenhos e animação de alunos capixabas.

A mostra nacional reúne uma seleção de obras produzidas em diferentes técnicas de animação vindas do Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Minas Gerais. Já a mostra internacional exibirá produções da Inglaterra, Estados Unidos, Irã, Itália, Holanda e Suíça/Reino Unido. Os filmes estrangeiros têm classificação indicativa de 16 anos.

Cena do cruta “Até a China” Foto: Divulgação

O evento tem realização da Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) e, em Vitória, conta com a parceria do Instituto Marlin Azul e do Instituto Galpão.

O objetivo é difundir o cinema de animação em todas as regiões do país, proporcionar o contato do público com o trabalho de diretores brasileiros, estimular debates, revelar talentos, despertar o interesse do espectador por assistir filmes de animação. A mostra ainda quer reforçar a animação como técnica cinematográfica que pode ser utilizada para realizar obras de distintos gêneros (comédia, terror, romance, entre outros) e para várias faixas etárias.

O DIA também gera a integração cultural em todas as regiões do país, mobilizando diversas comunidades e facilitando a inclusão e o acesso da população à cultura. Algumas cidades também organizam, no decorrer da semana do evento, atividades paralelas como exibições de filmes regionais, oficinas e palestras.

Em Vitória, além da mostra oficial no Cine Jardins, o Sesc Glória, em parceria com o Instituto Marlin Azul, promoverá no mês de novembro sessões gratuitas com os filmes das Mostras Nacional e Internacional e exibirá a Mostra Infantil para grupos vindos das escolas. Este ano, o curta de animação Dinossauro Rex produzido pelo Projeto Animação, do Instituto Marlin Azul, fará parte da programação para crianças e adolescentes.

História

Em 28 de outubro de 1892, Émile Reynaud realizou a primeira exibição pública de imagens animadas do mundo do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. Para celebrar este marco, a Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA) lançou a comemoração contando com o apoio de diferentes grupos internacionais filiados. No Brasil, o Dia Internacional da Animação é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA) desde 2004.

Lançamento Capixaba

Cena do curta “A Árvore de humberto” Foto: Divulgação

No Cine Jardins, em Jardim da Penha (Vitória-ES), o evento terá um brilho especial com a exibição da animação “A Árvore de Humberto” produzida em oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação do Projeto Animação. Com roteiro, desenhos e animação de alunos da rede pública, o filme é uma homenagem a um dos mais importantes diretores dos primeiros tempos do cinema nacional, Humberto Mauro (1897-1983).

Mineiro de Volta Grande, o cineasta realizou mais de 350 filmes entre longas e curtas-metragens nos gêneros ficção e documentário, no período de 1925 a 1974. O Projeto Animação é uma realização do Instituto Marlin Azul/Núcleo Animazul, com o apoio do Instituto EDP (IEDP), organização que coordena as ações socioambientais do Grupo EDP, e patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Espírito Santo.

Confira a programação

Lançamento especial em Vi
A Árvore de Humberto

Direção: Alunos da Rede Pública de Ensino de Vitória
2015 – Desenho em papel, Massinha, Recorte e Pixilation – 14’21’’- Vitória/ES
O filme homenageia a vida de Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema nacional.

Mostra Nacional – Classificação Indicativa 12 anos

Noturno
Direção: Aída Queiroz
1986 – 4’ – Rio de Janeiro/RJ
Abordagem dos movimentos equinos, explorando o ritmo e a beleza das formas.

O Quebra Cabeça de Tarik
Direção: Maria Leite
2015 – Stopmotion – 19’20’’ – Belo Horizonte/MG
Em seu laboratório subterrâneo, o cientista Tarik se prepara para receber a peça fundamental do seu grande projeto de vida.

Inglourious Billiards
Direção: João Cardoletto
2016 – 2D Cutout e Tradicional – 4’10’’ – Rio de Janeiro/RJ
Um jogo de sinuca pacífico entre dois rapazes transforma-se em uma batalha acirrada quando o prêmio da disputa passa a ser a atenção de uma linda garota que acaba de chegar no local.

Viagem na Chuva
Direção: Wesley Rodrigues
2014 – 2D – 13’ – Aparecida de Goiânia/GO
A chuva assim como o circo percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando se vão, ficam as lembranças.

Ciúme
Direção: Daniel Bruson
2015 – Animação 2D Digital – 3’41’’ – Sorocaba/SP
“Ciúme” é um videoclipe em animação que conta as violentas anedotas de um casal fofo e suas maneiras sanguinárias, obsessivas e charmosas de demonstrar seu amor um pelo outro. É o primeiro single do disco “Um Chopp e Um Sundae” (2015) do músico paulista Rafael Castro.

Até a China
Direção: Marão
2015 – Lápis no Papel – 15’ – Rio de Janeiro/RJ
“Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.”

Mostra Internacional – Classificação Indicativa 16 anos

Milk Of Amnesia
Direção: Jeff Scher
1992 – 6’ – EUA
Esta montagem animada é uma aproximação lírica, não-linear da forma como o cérebro organiza (e abandona) as coisas do cotidiano. O filme é uma celebração dos pequenos momentos da vida, um tango em rotoscopia através do labirinto da memória. O filme é composto por mais de três mil desenhos e pinturas.

Vicenta
Direção: Carla Valência
2014 – 5’ – Equador
Uma mulher do campo migra da Bolívia para o Chile, onde ela lava roupa para ganhar a vida. Ela enfrenta a pobreza sozinha enquanto espera por seu filho. Um dia, ele será preso pela ditadura de Pinochet.

When I Was A Child
Direção: Maryam Kashkoolinia
2014 – 8’20’’ – Irã
Uma mulher reflete sobre suas memórias e pesadelos de infância e o fato de que os pais muitas vezes usam histórias de monstros e fantasmas para assustar as crianças e mantê-las longe de possíveis perigos.

La Testa Tra Le Nuvole
Direção: Roberto Catani
2014 – 7’50’’ – Itália
O sonho de uma criança durante uma lição da escola é interrompido abruptamente pelo mestre. “O educador” ameaça cortar uma orelha do pequeno estudante para “estimular” a concentração e evitar novas fugas da imaginação.

Endgame
Direção: Phil Mulloy
2015 – 6’ – Inglaterra
Depois de uma semana difícil no escritório George e Richard gostam de relaxar jogando jogos de guerra. Pequenas figuras em uma vasta paisagem em um nervoso ritmo para cima e para baixo. Marchas, canhões e uma densa fumaça escura sobe.

I Love Holligans
Direção: Jan-Dirk Bouw
2013 – 12’28’’ – Holanda
Um fanático torcedor de futebol sente amor incondicional por seu clube. No entanto, por ser gay, ele tem que esconder sua identidade, a fim de sobreviver neste mundo que é tão precioso para ele.

Five Minute Museum
Direção: Paul Bush
2015 – 6’ –Suíça/Reino Unido
Uma animação experimental em que milhares de artefatos das coleções de pequenos museus são trazidos à vida em uma história animada do trabalho humano.