Entretenimento e Cultura

Vitrine Literária: professor Francisco Grijó estreia podcast de literatura nesta quarta

Podcast de estreia, que também será gravado em vídeo, vai trazer um bate-papo sobre as conexões entre literatura e música com o escritor e jornalista José Roberto Neves

Foto: Folha Vitória

A partir desta quarta-feira (3), vai ao ar o podcast “Vitrine Literária com Francisco Grijó”. Disponível no Youtube do Folha Vitória, porque também será gravado em vídeo, e no spotify da TV Vitória, o programa tem como temas principais livros, literatura, autores, editores, leitura, professores e também leitores.

Apresentado pelo escritor e professor de literatura Francisco Grijó, o podcast tem a proposta de falar basicamente sobre literatura em um sentido amplo e sobre literatura do Espírito Santo em sentido mais restrito. 

Para este primeiro episódio, que vai ao ar nesta quarta-feira (03), Grijó bate um papo sobre literatura, música e biografias com o escritor e jornalista José Roberto Santos Neves.

“Vamos falar sobre lançamentos, editoras, conversar sobre escritores, poetas e leitores capixabas. Mostraremos onde se pode editar, o que é necessário para escrever um livro e assim por diante”, conta o professor. 

No primeiro episódio, Grijó conversa sobre as conexões entre literatura e música, biografias, memória literária e musical com José Roberto. Além disso, vai ter muito assunto sobre rock, MPB e outros gêneros ligados à literatura. 

Foto: Folha Vitória

QUEM É FRANCISCO GRIJÓ

Foto: arquivo pessoal

Francisco Grijó é capixaba, escritor, professor de literatura brasileira, membro da Academia Espírito-Santense de Letras e pai de quatro filhas. 

Grijó é autor das obras: ‘Diga Adeus a Lorna Love’ (contos, 1987, esgotado); ‘Um Outro País para Alice’ (contos, 1989, esgotado); ‘Com Viviane ao Lado’ (romance, 1995, esgotado); ‘Licantropo’ (contos, 2001); ‘Histórias Curtas para Mariana M’ (romance, 2009, esgotado); ‘Todas Elas, Agora’ (contos, 2013); ‘Os Mamíferos’ – crônica biográfica de uma banda insular (biografia, 2016); Fama Volat (romance, 2019) e ‘Doxa’ (crônicas, 2021).

Além disso, participou das antologias ‘Traços do Ofício’ – textos de Oficina Literária (contos, poemas, 1983), ‘Escritos de Vitória’ – Parque Moscoso (contos, 1994); ‘Mulheres’ – Diversa Caligrafia (contos, 1996); ‘A Parte que nos Toca’ – literatura brasileira feita no ES (narrativas, poemas, 2000); ‘Na Livraria’ (narrativas, 2015); S’em a loucura não dá – A poesia de Sérgio Sampaio em prosa’ (contos, 2017), ‘Por que você escreve?’ (narrativas, 2018).

SOBRE O ENTREVISTADO DO 1º EPISÓDIO

Foto: Daniella Spadeto

Natural de Vitória, o jornalista, escritor, pesquisador de MPB e gestor cultural José Roberto Santos Neves atuou durante 20 anos na cobertura musical.

Ele tem dois CDs gravados e cinco livros publicados na área da música: “Maysa” (2005), a primeira biografia da cantora Maysa; “A MPB de Conversa em Conversa – 40 Entrevistas com Grandes Nomes da Música Popular Brasileira” (2007); “Rockrise – A História de uma Geração que fez Barulho no Espírito Santo” (2012); “Crônicas Musicais e Recortes de Jornal” (2015); e “O Pop que fez História por essas Bandas – Arranjos para Orquestra de Violões” (textos e pesquisa – Fames, 2020); além de diversas participações em antologias e coletâneas.

José Roberto é membro da Academia Espírito-Santense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo. Em função da contribuição para a historiografia da música popular brasileira, desde 2017 foi incluído como verbete no Dicionário Cravo Albin da MPB.