Autores capixabas têm agora um espaço para divulgação das obras literárias no Folha Vitória.
A página ‘Vitrine Literária’ já está disponível para que o público conheça os escritores locais e suas obras, que podem ser compradas diretamente com cada autor.
Quem é escritor tem a oportunidade de divulgar o trabalho na página do jornal. Quem seleciona as obras para divulgação é o curador e poeta Henrique Pariz. O escritor poderá entrar em contato pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail ([email protected]).
>> Vitrine Literária: Folha Vitória estreia página com obras de escritores capixabas
‘Bonde’, livro que o Janio Silva escreveu dentro do ônibus no trajeto para a faculdade e ‘Fútil’, poesias sobre vivências e sentimentos de João Martins são algumas das várias obras que já estão disponíveis na página do ‘Vitrine‘. Esses jovens autores capixabas têm algo em comum: são apaixonados por literatura.
Confira a página do Vitrine Literária!
“Comecei a escrever em 2012 junto com alguns outros amigos. Criamos um coletivo e começamos a desenvolver na região metropolitana da Grande Vitória sarau de poesias, oficinas de escritas criativas circulando por escolas”, contou Janio.
Para João, o que o movimenta na hora de escrever é contar histórias.
“O que me faz escrever e essa necessidade de contar minhas histórias ou de criar histórias de pontos de vistas diferentes”.
Levantamento da Biblioteca Pública do ES
De acordo com levantamento da Biblioteca Pública Estadual, o Espírito Santo tem mais de 4,3 mil livros escritos por capixabas. Uma vasta produção, porém, pouco conhecida.
Vitor Cei, que é professor e coordenador adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santos (Neples) fala sobre as dificuldades.
“As leis de incentivo à cultura, tanto as municipais quanto as estaduais e federais são de fundamental importância, mas na maioria da vezes elas apenas param a publicação, ou seja, não estão comprometidas com a circulação do livro e com o alcance do público. O grande desafio hoje ainda é fazer com que o livro chegue ao leitor”.
Muitos escritores do Estado esbarram na dificuldade para a divulgação das obras. Geralmente encontram mais oportunidade nos sebos, que vendem livros usados, e em espaços culturais independentes.
Mas agora os escritores locais também passam a contar com o Vitrine Literária e quem se interessar pelas obras vai poder comprar diretamente com cada autor. Para o curador da página e responsável pela seleção dos títulos, a iniciativa é importante para a valorização de quem se dedica à produção literária no Espírito Santo.
“Tivemos o cuidado de procurar a maior diversidade de autores e gêneros literários. O público vai achar romances, poesias e obras não literárias. A Vitrine dará voz aos autores do Espírito Santo e isso é muito importante”, disse Henrique Pariz.
Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/ RecordTV