Entretenimento e Cultura

Você sabe o que é uma pereveca? Descubra o que só existe em Colatina

Apesar do nome exótico, este pão de origem alemã, que lembra um pouco o bolo de rolo, conquistou até o chef Alessandro Eller

Foto: Reprodução

Talvez você não conheça, mas há uma delícia de nome bastante peculiar a se experimentar no Espírito Santo. O nome da iguaria é pereveca e não, não é nada que um menor de 18 anos não possa ler. Estamos falando aqui de uma espécie de pão típico do distrito de Baunilha, em Colatina.

Conversando com quem entende do assunto, Carla Bortolozzo Bassetti, gerente de Desenvolvimento Regional do Sebrae, explicou que a pereveca teve o nome abrasileirado.

“O nome original é Birewegge. A receita traz frutas desidratadas como peras, figos e nozes. Ao chegar ao Brasil, os imigrantes adaptaram usando banana e amendoim”, disse.

A tradição é mantida desde a chegada dos imigrantes alemães à região de Baunilha, passando de geração em geração e ainda hoje persiste nas famílias de origem alemã.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

E como se não bastasse a receita, há ainda uma Rota da Pereveca, desde 2021, que funciona como um trabalho de sensibilização para o turismo que vem sendo desenvolvido há mais de uma década entre os empreendedores da região.

A rota, segundo Bassetti, conta com atrações em várias propriedades rurais entre os distritos de Baunilha e Boapaba, com agroindústrias, apiário, artesanato, agricultura, e propriedades que preservam parte da história das famílias colonizadoras, na arquitetura, objetos, histórias e na comida.

“As visitas acontecem a partir de agendamento. E é tão importante porque esta visibilidade alavanca todos os atrativos da região, incentivando os produtores a investirem nas propriedades. Além disso, destaca a conservação da cultura e da história pelos moradores, assim como da natureza, sendo uma das regiões com mais matas conservadas no município”, disse.

Alessandro Eller provou e aprovou

Como chef e grande degustador que é, Alessandro Eller, um dos apresentadores do reality Mais Doce da TV Vitória, que vai ao ar aos sábados, às 14h, em evento em Colatina, também provou a aprovou a pereveca. Confira o vídeo que ele publicou nas redes sociais:

No vídeo, Eller fala: “Vocês já comeram uma pereveca? Já provaram? Vou contar pra vocês que estou comendo uma pela primeira vez. Descobri o que é uma pereveca lá no festival Sabores e Canções em Colatina, é um pão de origem alemã, que lembra um pouco o bolo de rolo, que na verdade era preparado com pêra, figos e nozes e que os imigrantes, quando vieram pra cá, fizeram a substituição usando banana e amendoim. Em Colatina há inclusive o Circuito da Pereveca. Essa pereveca é uma delícia!”, brincou.

À reportagem, ele afirmou que a iguaria é uma receita que chama atenção, não só pelo nome, mas pelos ingredientes. “Vai banana, amendoim, cachaça. E com esse nome então, desperta mais ainda o interesse. Ela era preparada com pera e figos e aqui foi adaptada, mas lembra muito o rocambole”, disse.

O sabor, segundo o especialista, é muito interessante, da banana com o amendoim e com a canela. “Banana e canela harmonizam muito bem e é um pão fofinho, enrolado, super saboroso”, disse.