Entretenimento e Cultura

Web aponta plágio em música de Anitta e produtores respondem; entenda

Cantora divulgou uma prévia da canção Grip, do disco Funk Generation, que será lançado no próximo dia 26 - e após ouvir o trecho, internautas falaram sobre plágio

Foto: Instagram/ @anitta

Uma polêmica envolvendo Anitta tomou conta das redes sociais na última quinta-feira, 18. 

A cantora divulgou uma prévia da canção Grip, do disco Funk Generation, que será lançado no próximo dia 26 – e após ouvir o trecho, internautas falaram sobre plágio.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Segundo eles, Grip teria forte semelhança com Se Tá Solteira, parceria do cantor FBC com o produtor Vhoor. 

A faixa pertence ao álbum Baile (2021), projeto mineiro que explora o gênero miami bass, e foi um dos álbuns do estilo mais comentados naquele ano.

FBC

Com a discussão, o próprio FBC entrou no assunto. Segundo o cantor, ele não pretende “correr atrás” da artista ou acusá-la de plágio, mas vê semelhança entre as duas faixas.

“Como vou falar que a Anitta me plagiou?. Sou fã da Anitta. Mas que é uma coincidência muito perspicaz, uma coisa que bate ‘na quininha do dedinho’, é. Se os produtores ouviram e não tiveram esse carinho, esse cuidado, beleza.”

“Mas quem acha que não parece: vamos lá, todo mundo no Spotify. Ouve e me fala”, completou.

Já o produtor Zebu, que integra a equipe de produtores responsável por Grip, escreveu que foi “uma coincidência”. “A mulher que fez essa parte da letra era viciada na palavra ‘gostosa’ e ela não é do Brasil”, explicou.

Zebu também declarou que é amigo do produtor Vhoor, e, caso tivessem se inspirado na produção dele, teriam pedido autorização. 

“Se fosse inspiração ou ideia puxada, ainda mais de conhecidos, ia chegar pedido de liberação [de uso da música original]. Na real já falei com o vhoor no privado quando saiu o vma.Foi coincidência mesmo. A mulher que fez essa parte da letra era viciada na palavra gostosa (pq o inst tem um pontinho “tá gostoso”) e ela não é do Brasil . O instrumental vem das ideias do bonde do rolê de Miami c guita!”.

No X (antigo Twitter), Vhoor reforçou que não há problema com a faixa de Anitta.

 “Estamos de boa. O estilo é o electro/latin freestyle, tem várias outras com sample parecido. Não precisa de treta.”

“Eu e o @zebumix estamos de boa. Às vezes é difícil explicar pro fã do artista de onde vem a host do instrumental. O estilo é o electro/latin freestyle, tem várias outras com sample parecido.”

O Estadão procurou FBC, Vhoor, Zebu e a equipe de Anitta para mais comentários, mas não teve resposta até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.