Sinal verde para a animação dos foliões e das escolas de samba do Carnaval de Vitória tomar conta do Sambão do Povo, nesta sexta (29) e neste sábado (30). Nos bastidores, equipes vão atuar para garantir o conforto, a alegria e a segurança de todos os foliões.
Os foliões vão poder fazer postagens e navegar na internet usando o wi-fi livre do Vitória Online. Para permitir o acesso, 14 antenas serão instaladas ao longo da passarela do samba, o que vai garantir até 12 mil conexões simultâneas. O sistema permite que os foliões transmitam informações, fotos e vídeos em tempo real a partir de smartphones ou tablets.
Além do wi-fi, os foliões também poderão acompanhar as notícias do Carnaval por meio do aplicativo Vitória Online. Basta fazer o download gratuitamente diretamente da loja de aplicativos do sistema iOS e Android.
A apuração das notas dos desfiles das escolas de samba do Carnaval de Vitória 2016, na próxima quarta-feira (3), a partir das 15 horas, poderá ser acompanhada em tempo real do Vitória Online. Com o aplicativo baixado, basta o folião clicar no item “Carnaval” para acompanhar, em tempo real, a nota obtida por cada escola em cada quesito e, ainda, a classificação de cada agremiação à medida que a apuração das notas ocorrer.
Regras para entrar no Sambão: o que é permitido levar
De acordo com a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses), que é a responsável pela organização dos desfiles, nas arquibancadas e mesas de pista, cada pessoa pode levar duas garrafas plásticas de 600 ml cada e dois lanches em recepientes descartáveis por pessoa. Garrafas de vidro não serão permitidas em todos os setores do Sambão do Povo. Também não é permitido entrar com caixa de isopor e/ou caixa térmica.
O folião que for desfilar não poderá portar nada além da fantasia. A vedação inclui bebida, câmera e bolsas. Esse tipo de atitude está passível de punição, e a escola pode ser penalizada.
Ônibus e táxis
A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) montou um esquema especial de ônibus e táxis. O ponto de ônibus provisório ficará no canteiro central que fica antes da rodoviária de Vitória, no sentido Santo Antônio – Centro, na avenida Robert Ewald.
A partir da zero hora de sexta (29) e sábado (30), as viagens extras criadas especialmente para o Carnaval de Vitória 2016 começarão a circular, até o fim da demanda. Fiscais da Setran ficarão no ponto orientando os passageiros e planejando, junto com os motoristas de ônibus, os itinerários dos carros, de acordo com os destinos dos passageiros.
Além dos ônibus extras, os coletivos noturnos, também conhecidos como “bacurau”, vão funcionar normalmente, por meio das linhas 130, 160 e 210, passando perto do Sambão.
Também haverá dois pontos de táxis provisórios para atender os foliões. Um dos pontos ficará no início da avenida Dário Lourenço de Souza, na altura do Tancredão, próximo à avenida Nair Azevedo, com cerca de 200 táxis à disposição dos usuários. Outro local onde será possível encontrar taxistas será na dispersão do Sambão, próximo ao Clube de Pesca Mar e Terra. Aproximadamente 20 táxis ficarão à disposição dos usuários nos dois dias.
Segurança
A segurança do Carnaval de Vitória 2016 será intensificada em todo o entorno do Sambão do Povo, com a presença de policiais militares e agentes de proteção comunitária da Guarda Civil Municipal. Eles estarão dispostos em diversos pontos da concentração, na entrada dos camarotes e na dispersão.
O veículo de videomonitoramento móvel da Guarda Municipal também estará disposto na área da concentração para acompanhar toda a movimentação de pessoas e a chegada dos foliões.
Os agentes de trânsito da Guarda também estarão nos pontos de acesso para garantir a interdição e organizar o trânsito de veículos. Na sexta-feira, serão 15 agentes de trânsito e no sábado, 20.
Os motoristas de veículos que farão o transporte de foliões devem ficar atentos à proibição de estacionamento na área interna do evento. Mesmo aqueles que estiverem com o cartão de “Trânsito Livre” não poderão estacionar dentro das áreas de concentração e dispersão do Sambão.
Abertura dos portões
Os portões do Sambão do Povo serão abertos às 19 horas nos dois dias (sexta e sábado). Os camarotes estarão abertos para montagem, decoração e abastecimento nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, das 10 às 16 horas.