Entretenimento e Cultura

Zabumbeiro lenda em Itaúnas vai rodar o país com trio famoso de forró

O zabumbeiro capixaba Mauro Dblaze fará primeira turnê no maior festival de forró do Nordeste, o São João de Caruaru

Foto: Mauro Dblaze

O zabumbeiro capixaba, Mauro Dblaze de 41 anos, foi anunciado na nova formação do famoso trio de forró nordestino com mais de 60 anos de história. Mauro está no grupo há seis meses, e agora vai participar do maior festival de forró do nordeste, o São João de Caruaru.

O trio nordestino de forró foi fundado em 1958 por Lindú (voz e sanfona), Coroné (zabumba) e Cobrinha (triângulo), e já foi indicado ao prêmio Caras, Prêmio Tim de melhor grupo regional, Grammy Latino 2017 e fez turnês pela Europa e EUA.

Atualmente o grupo está em sua quinta geração levando o forró pé de serra para todos os lugares do Brasil. Com Mauro Dblaze na zabumba, Luiz Mário no triângulo e voz e Sivulquinha na sanfona.

“Para mim é e sempre será uma honra participar desses mais de 60 anos de história do forró brasileiro”, disse o zabumbeiro.

Ao todo, o músico vai fazer mais de 24 shows em nome do trio, durante o primeiro semestre do ano, que passará por Salvador, e terminará em Pernambuco, no maior são joão do país. 

Foto: Mauro Dblaze

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Mauro foi apadrinhado pelos forrozeiros

O zabumbeiro nasceu na Grande Santo Antônio, em Vitória, e desde de novo se interessou pela música. Sua família faz parte da geração de músicos da escola de samba capixaba Novo Império. 

Aos 14 anos, Mauro foi convidado para ir tocar em Itaúnas, no Sul do Espírito Santo, e foi lá, que ele conheceu o forró pé de serra, e um dos seus instrumentos favoritos, a zabumba. 

Ele contou que na primeira oportunidade de fazer parte do forró capixaba não hesitou em aceitar a proposta.

“O Coroné, um dos fundadores do trio, foi quem me lançou como forrozeiro no Espírito Santo. Desde que o conheci, ele falava nos palcos que um dia eu podia entrar no lugar dele, agora vou honrar o legado dele representando meu estado”, disse o zabumbeiro. 

Após ser recebido a benção do trio nordestino de forró mais conceituado do país, Mauro iniciou sua carreira no forró pé de serra, e já a chegou a receber o prêmio de melhor zabumbeiro em Itaúnas, no ano de 2003 e 2009. 

Forrozeiro foi para a Europa

O músico conta com mais de 850 músicas gravadas, algumas delas com participação de grandes nomes brasileiros, como Gilberto Gil, Alceu Valença, Elba Ramalho.

Mauro fez parte do grupo de forró capixaba, trio clandestino. A parceria rendeu um edital da Secretária de Cultura do Es (SECULT). 

O grupo foi para a Europa participar de um festival de forró internacional, o Forró London. Eles fizeram show em Londres, Suíça e Irlanda. 

Agora que oficialmente faz parte do Trio Nordestino, Mauro Dblaze, espera levar um pouco da essência do forró pé de serra capixaba, para todo o país e futuramente para o mundo. 

“É ótimo ver o forró chegando a lugares inimagináveis, eu com certeza pretendo voltar e levar mais cultura do nosso Estado para lá, forró agora na Europa está bombando”, disse o zabumbeiro.