Curiosidades

Se o lírio-da-paz está secando, você está cometendo estes 4 erros

Seu lírio-da-paz está secando? Conheça os 4 erros mais comuns no cultivo e saiba como resolver para ter uma planta saudável.

Se o lírio-da-paz está secando, você está cometendo estes 4 erros
Imagem criada com IA

O lírio-da-paz é uma das plantas ornamentais mais queridas dos lares brasileiros. Com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas elegantes, ele é símbolo de harmonia, purificação e paz. No entanto, apesar da aparência delicada, é uma planta resistente — desde que bem cuidada.

Se o seu lírio-da-paz está secando, amarelado ou sem flores, é bem provável que você esteja cometendo um (ou mais) desses 4 erros comuns.

Os erros de cultivo com o Lírio-da-Paz

1. Excesso ou falta de rega: O erro mais comum no cultivo do lírio-da-paz está na rega. Por ser uma planta tropical, ela precisa de umidade constante, mas nunca de solo encharcado. Se as folhas estão murchas ou com as pontas secas, pode estar faltando água. Por outro lado, se elas estão amarelas ou com manchas escuras, o excesso de água pode estar apodrecendo as raízes.

Como acertar:
Regue de 2 a 3 vezes por semana, sempre verificando se o solo está úmido ao toque. No verão, a frequência pode aumentar, mas no inverno ela deve diminuir. Evite deixar o pratinho com água acumulada.

2. Luz em excesso (ou de menos): O lírio-da-paz gosta de claridade, mas nunca de sol direto. A luz intensa pode queimar suas folhas, deixando marcas marrons e ressecadas. Por outro lado, ambientes escuros impedem a floração e deixam a planta com crescimento lento.

Como acertar:
Coloque-o próximo a janelas bem iluminadas, mas protegidas por cortinas ou vidro fosco. Um bom teste é observar a folha: se ela estiver amarelada e com manchas, talvez esteja recebendo luz demais; se estiver muito verde escura e sem flores, talvez precise de mais claridade.

3. Ambiente seco demais: Por ser uma planta tropical, o lírio-da-paz adora umidade. Ambientes com ar-condicionado, ventiladores ou clima muito seco podem prejudicar a saúde da planta, provocando o ressecamento das folhas.

Como acertar:
Borrife água nas folhas pelo menos duas vezes por semana. Colocar a planta próxima a outras ou sobre uma bandeja com pedrinhas e água também ajuda a manter a umidade ao redor. Evite colocá-la perto de fontes de calor, como aparelhos eletrônicos ou fogões.

4. Falta de adubação e troca de vaso: Muitas vezes, o lírio-da-paz está secando por esgotamento dos nutrientes no solo. Se ele já está há muito tempo no mesmo vaso e nunca recebeu adubo, a planta pode estar enfraquecida.

Como acertar:
A cada dois meses, adube com húmus de minhoca, farinha de ossos ou um fertilizante líquido equilibrado (NPK 10-10-10). A troca de vaso deve ser feita a cada dois anos ou quando as raízes começarem a sair pelos furos inferiores. Escolha sempre um vaso com boa drenagem.

Se o lírio-da-paz está secando, você está cometendo estes 4 erros
Imagem criada com IA

Dica bônus: atenção às pragas

Folhas secas e manchas também podem indicar ataque de cochonilhas, pulgões ou fungos. Se notar presença de insetos ou uma camada branca nas folhas, lave a planta com água e sabão neutro e faça uso de inseticidas naturais, como óleo de neem.

Com os cuidados certos, o lírio-da-paz não só se recupera como floresce com ainda mais vigor. Observar os sinais que a planta dá é o primeiro passo para garantir sua saúde e beleza por muito mais tempo.

Fabiano Souza

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.

CEO da G4 Comunicação e Marketing, apaixonado por Carros e Internet, antenado nos assuntos da Web e criador de conteúdo vertical para sites de notícias locais.