Os acontecimentos de 2020 pegaram todos de surpresa, não é verdade!? Mas o ano está acabando e, com ele, muitos trabalhadores aguardam a chegada do 13º salário. Com o dinheiro, muitos brasileiros esperam começar o ano de 2021 com as contas em dia.
De acordo com pesquisa realizada pelo aplicativo 7waves, quitar as dívidas é um objetivo compartilhado por, pelo menos, 92 mil pessoas. Para ajudar a população, o educador financeiro Douglas Merechia e o CEO da ferramenta, Rodolfo Ribeiro, separaram algumas dicas:
Organize a sua vida financeira
Liste todas as despesas fixas e as contas que estão em atraso. A partir desse mapeamento detalhado, é possível ter uma visão ampla das dívidas que precisam ser priorizadas e do total de cada uma delas.
Aprenda a se planejar financeiramente
Considere as despesas extras de fim de ano e planeje, minuciosamente, os gastos, para não começar o ano no vermelho. Para tanto, faça uma lista de prioridades e use o valor a mais previsto (bônus, participação nos lucros e o 13º salário) com sabedoria.
Seja honesto em relação a sua saúde financeira
Ao somar as despesas fixas com o total de contas em atraso, é possível avaliar melhor onde, quando e como estão sendo direcionados os gastos e, a partir disso, entender o que pode abrir mão, cortar ou direcionar melhor o nosso dinheiro. Entendendo exatamente quanto se tem para gastar e onde, evitamos o endividamento.
Priorize as contas com valores e taxas mais altas
Priorize as dívidas que possuem valores e taxas de juros mais altas assim que receber o décimo terceiro salário. Quanto mais tempo se demorar para pagar as contas com os juros mais altos, maior ficará o valor a ser pago por essa dívida.
Evite começar ano novo no vermelho
O melhor momento para começar a planejar a sua vida financeira para 2021 é agora. Aproveite o momento para reservar uma quantia do 13º salário e demais bonificações para as contas fixas do começo de ano, tais como: IPTU, IPVA, rematrículas, material escolar, entre outros.
Poupe hoje para o amanhã
Ninguém está livre de imprevistos na vida e é fundamental estar preparado para quando eles surgem. Se possível, tenha em algum fundo de baixa liquidez e de resgate rápido, como o Tesouro Direito, ou mesmo a tradicional caderneta de poupança, como uma reserva de emergência. Desse modo, é possível ter mais segurança para passar por momentos economicamente desafiadores sem comprometer o orçamento.
Tenha uma relação saudável com o dinheiro
Manter as finanças em ordem pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas, ao estabelecermos um controle efetivo dos gastos, passamos a ter não somente uma visão mais clara de como utilizamos dinheiro, mas desenvolvemos também uma relação saudável com ele. Ou seja, as contas ficam em dia e eliminamos de uma vez por todas o estresse financeiro de nossas vidas.