Cerca de 40% das obras de ampliação do Aeroporto Eurico Salles de Aguiar, em Vitória, estão concluídas e correspondem a R$ 180 milhões. A informação foi divulgada durante visita do governador Paulo Hartung às obras na manhã desta sexta-feira (21).
Junto com uma comitiva de autoridades do governo e integrantes da bancada federal, ele conferiu o andamento do cronograma.
A obra é uma demanda antiga dos capixabas e está sob responsabilidade do Governo Federal. A ampliação foi retomada em junho deste ano, com um investimento de R$ 523,5 milhões, e a previsão é de que seja entregue em setembro de 2017.
Durante a visita, o governador relembrou que esteve no canteiro de obras há quatro meses e está monitorando periodicamente o desenvolvimento da modernização e ampliação do aeroporto.
“Muita coisa evoluiu. A obra saltou de 500 para 700 funcionários contratados e estendeu o número de equipamentos. Também evoluiu a construção da pista, o terminal de passageiros que estava na fase de fundação e já subiu alguns pavimentos. O novo pátio das aeronaves, onde irão embarcar e desembarcar passageiros, também evoluiu bastante, assim como a área de estacionamento, que será três vezes maior que a atual”, ressaltou.
Apesar da boa evolução das obras, o governador destacou que, juntamente com a bancada federal e lideranças de diferentes seguimentos do Estado, está em contato permanente com Brasília para garantir a destinação dos recursos necessários para a conclusão da intervenção.
“Eu [Governo do Estado], bancada federal e sociedade estamos unidos para manter a vinda dos recursos [federais] e, consequentemente, conclusão das obras para superar esse desafio que se tornou o aeroporto”, completou.
>> Passageiros
A estimativa é de que o novo aeroporto eleve a capacidade de transportar passageiros/ano de 3,3 milhões (hoje) para 8,4 milhões. A pista também ficará maior, passando de 1.750m (hoje) para 2.058m e, no futuro, será possível receber voos internacionais.
A expectativa do secretário de Estado de Desenvolvimento, José Eduardo Azevedo, é de que até o final de 2017 os capixabas já estejam usufruindo dessa nova infraestrutura.
“O novo aeroporto irá melhorar o dinamismo econômico do Espírito Santo e a nossa integração com o resto do país e do mundo. Com a ampliação, tornaremos o transporte de passageiros e de cargas mais competitivo, contribuindo para a geração de emprego e de renda para os capixabas”, destacou.
Atualmente, cerca de 700 pessoas trabalham diretamente no empreendimento e outras mil pessoas de forma indireta, de acordo com a construtora responsável pelas obras.
De acordo com o Consórcio JL, mais de 350 máquinas e equipamentos estão sendo usados nas atividades de terraplenagem, drenagem e obras civis e a quantidade de vagas de estacionamento do novo aeroporto será triplicada para 1,5 mil.
>> Andamento da obra, em números
Terraplenagem: 90% já executada
Drenagem: 50% dos serviços prontos
Pavimentação: 15% realizada
Estrutura pré-moldada do terminal de passageiros: 50% executada
Estacas de brita de reforço da fundação da pista: 5,3 mil usadas (85%)