Economia

81 anos da Buaiz Alimentos tem investimentos em inovação e modernização e estrutura

Presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, e diretora-geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, pontuam conquistas do grupo

Foto: Camilla Baptistin

Eduarda e Americo Buaiz Filho

Ao completar 81 anos nesta quinta-feira (27), a Buaiz Alimentos continua contando uma história de excelência, consolidando diferentes projetos que buscam ampliar eficiência e produtividade, com modernização de estruturas e investimentos em novas áreas para futuras expansões.

O presidente do Grupo Buaiz, Americo Buaiz Filho, lembra que a empresa foi a origem do grupo, que se ramifica em sete pilares: Buaiz Alimentos, Rede Vitória de Comunicação, Shopping Vitória, Nova Cidade Empreendimento – Reserva Vitória, Instituto Américo Buaiz, a Escola Americana de Vitória e o hub de inovação do Grupo Buaiz, o HuGB. 

“São 81 anos do Grupo Buaiz onde a Buaiz Alimentos é a nossa empresa de origem. É de uma extrema satisfação vermos o grupo com tamanha longevidade, capaz de se manter relevante tanto na área de origem, como a de alimentos, quanto nas que depois se diversificaram, como as de shopping center e de comunicação”,  sintetiza.

Ele reforçou que o grupo mantém a vitalidade a despeito das oito décadas de existência. 

“Está sendo capaz de desenvolver novos negócios tais como a Escola Americana de Vitória e de participar no desenvolvimento como acionista e investidor da Apex Partners, uma empresa da área financeira, e também criou o HuGB, investindo na área de startups e criação de novas empresas. Esse processo de diversificação se deu nas últimas quatro décadas e vem se intensificando nos últimos cinco anos”, frisou.

Essa diversificação faz o Grupo Buaiz, na análise de Americo Buaiz Filho, estar associado ao cotidiano da população do Espírito Santo. 

“A gente atua com atividades que se colocam presentes na vida das pessoas. Desde o café da manhã, quando se come um pãozinho feito pela farinha de trigo Regina ou o bolo das nossas misturas, preparados pela Buaiz Alimentos, tomando o café Número Um, passando pelas notícias que chegam pela TV Vitória e pela cobertura diária e constante do Folha Vitória. A nossa presença na vida dos capixabas se amplia ainda no Shopping Vitória, com suas opções de lazer, consumo e passeio e se estende por meio dos outros segmentos”, aponta.

Expansão na empresa original

Ainda no ano passado, o grupo adquiriu um terreno com três mil metros quadrados – onde funcionava a Technip em Vila Velha, localizado próximo ao Centro de Distribuição de São Torquato.

A grande aquisição faz parte de uma estratégia para ampliar a capacidade da Buaiz Alimentos em termos de armazenamento e de estoque de matéria-prima, além de ser um local para abrigar novos negócios. O espaço tem capacidade para armazenar até 1.500 toneladas de produtos e já está operando.

Foco nas pessoas

Segundo a diretora-geral da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, do ano passado para 2022, a empresa apresentou 15% de crescimento.

“Continuamos sendo uma empresa e, com uma vitalidade dessas, estamos sempre pensando nos próximos investimentos. Fizemos muitas coisas novas, em torno de R$ 80 milhões em investimentos nos últimos cinco anos, além de treinamentos constantes que oferecemos a quem veste a nossa camisa, que totalizaram 1.824 horas entre janeiro e agosto”, afirmou.

Para Eduarda, o principal ponto para a empresa é focar nas pessoas. “Este é o nosso diferencial. Queremos continuar fazendo a diferença para quem compra e para quem trabalha, dedicando com amor o tempo a esta empresa há tantos anos”, disse.

Foto: Syd Lucas

Inovação

Para se manter em dia, uma empresa com 81 anos tem como pilar a inovação e esse é um dos motivos que permitem manter o vigor e a competitividade ao longo dos anos.

Entre os projetos que vêm sendo executados, estão soluções como a roteirização automática das entregas, o que permite que um sistema de geolocalização, construído com ferramentas de TI, integre todas as etapas – da separação da carga à rota – reduzindo custos e garantindo mais eficiência e agilidade.

Também com foco na modernização da estrutura de suas unidades, a Buaiz Alimentos concluiu a restauração, reforma e revitalização dos silos para armazenamento da farinha de trigo, localizados no centro de Vitória.

Já está sendo utilizada uma solução desenvolvida por uma start-up capixaba, a Tractian, que garante o monitoramento de máquinas no moinho, em tempo real, com foco na manutenção preditiva. O dispositivo traz mais confiabilidade ao processo, agilizando a análise de informações e evitando paradas na produção, o que impacta positivamente a produtividade.

Outros projetos em andamento fazem parte da estratégia de investimentos em inovação da Buaiz Alimentos. Uma solução baseada em inteligência artificial está sendo desenvolvida com foco no trabalho de gestão de trade marketing, o que irá proporcionar mais agilidade e confiabilidade aos processos dos promotores de venda junto aos clientes.

Na área industrial, a Buaiz Alimentos adquiriu um novo equipamento para fechamento das sacarias, com melhoria do processo e, consequentemente, impactando positivamente a paletização.

Números da Buaiz Alimentos

Investimentos realizados nos últimos cinco anos: R$ 80 milhões
Número de silos do Moinho: 10 silos com capacidade para armazenar 10,5 mil toneladas de trigo em grão.
Volume de recebimento de grãos na recepção de grãos: 13 mil toneladas mensais de trigo em grãos
Capacidade de produção farinha de trigo e mistura pra bolo: aproximadamente 15 mil toneladas por mês.
Capacidade do Centro de Distribuição/Novo Terreno: 5 mil toneladas de capacidade de armazenamento.
Volume total de café produzido por ano: 2,7 mil toneladas por ano entre Café Numero Um Tradicional, Extraforte e Gourmet. Todo café é produzido com grãos selecionados e certificados com o selo de controle de pureza e qualidade da ABIC. O Café Numero Um traz também o selo “Produto 100% Capixaba”, certificando que todas as etapas de produção – plantio, colheita, moagem, torra, embalagem e distribuição – , são feitas no Espírito Santo
Número de empregos diretos e indiretos: 370 colaboradores

Ação com colaboradores marca aniversário

Uma receita de sucesso, que vem sendo construída ao longo das últimas mais de oito décadas e que tem cada colaborador como ingrediente especial. Assim tem sido a trajetória da Buaiz Alimentos. Para celebrar a data, uma ação interna foi realizada com foco nos colaboradores, em todas as unidades da empresa.

Foto: Camilla Baptistin

A diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, Eduarda Buaiz, compartilhou a comemoração em uma agenda de visitas que teve como rota: a fábrica do Café Numero Um, no TIMS; Moinho, Recepção de Grãos e Administrativo, no Centro de Vitória; e a fábrica de mistura para bolo e o Centro de Distribuição, em São Torquato.

Um mini bolo personalizado, feito pela Paola Cakes, foi entregue para cada um dos 370 colaboradores, incluindo as equipes do Rio de Janeiro, como forma de agradecimento pela dedicação e comprometimento ao longo dos anos. As áreas também foram ambientadas com balões personalizados.

“Falar dos 81 anos da Buaiz Alimentos é falar de uma história que começou com meu avô Americo Buaiz, uma pessoa tão especial que transformou sonho em realidade. Uma história que teve continuidade com uma gestão brilhante do meu pai, Americo Buaiz Filho, presidente do Grupo Buaiz, que foi marcada por tantos avanços. O desenvolvimento da empresa passa por todos os colaboradores, que se dedicam diariamente e são responsáveis por nosso sucesso e nossos resultados positivos” , reforçou Eduarda.

Foto: Camilla Baptistin

Novos produtos nos 81 anos

Tradição e modernização andam lado a lado na Buaiz Alimentos, sempre surpreendendo o consumidor com novos produtos, marcados pela excelência e pela inovação. No ano em que completa 81 anos a empresa antecipa uma novidade que só estará disponível no mercado em 2023: a nova linha de cafés especiais “Sentidos”.

Com grãos 100% arábica cultivados nas montanhas capixabas, a nova linha chega para compor o portfólio de café, atendendo a demanda crescente de apreciadores da bebida. 

São três itens da nova linha Numero Um “Sentidos”: o Café Especial 100% Arábica moído e torrado em embalagem pouch de 250g, o Café Espresso Gourmet 100% Arábica torrado e em grãos, uma bebida especial para café espresso em embalagem saco de 500g, e o Café Expresso Gourmet 100%, torrado e moído em embalagens de 250g.

Para Eduarda Buaiz, diretora-geral e vice-presidente da Buaiz Alimentos, o lançamento representa um passo importante na consolidação da tradicional marca de Café Numero Um. 

“Em constante evolução, temos realizado investimentos em todos os nossos produtos. E com o Café Numero Um não seria diferente. Nosso foco é trazer para o mercado, cada vez mais, produtos inovadores, que atestam a tradição e o vigor da nossa empresa, com 81anos de mercado, e demostram que continuamos acompanhando tendências e desenvolvendo produtos alinhados com as novas demandas do consumidor”, disse.

Ainda no segmento de cafés, a outra novidade que chega ao mercado são as novas embalagens do Café Número Um nas versões Tradicional e Extraforte. A empresa desenvolveu um novo layout, assinado pela EBA! Design, modernizando sua marca. 

As cores das embalagens foram atualizadas, e chegam ao consumidor com três selos: o selo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), que garante a pureza e a qualidade dos grãos; o selo 100% Capixaba, da Findes; e o selo Eu Reciclo, que certifica a logística reversa de embalagens pós-consumo através da compensação ambiental.