

Mais brasileiros estão dispostos a deixar o local em que moram atualmente para abraçar uma oportunidade de trabalho em outra região, mesmo que isso represente uma mudança de estado.
Essa é uma das conclusões de um levantamento realizado pelo site de buscas por ofertas de trabalho Catho. Segundo a pesquisa, 84,6% dos entrevistados disseram que aceitariam uma proposta que exigisse a mudança de Estado. No ano passado, antes da atual crise econômica no país, essa participação era de 83,5%, segundo o Catho.
Aproximadamente 40% dos profissionais disseram que aceitariam uma oferta de emprego em outro estado caso ela representasse uma oportunidade de desenvolvimento, mesmo sem uma promoção imediata. Já 37,4% dos entrevistados disseram que só mudariam diante de uma promoção, ante 36,9% em 2014. Embora pequeno, o crescimento de pessoas dispostas a mudar sem uma promoção aponta para um cenário de crise e de pessimismo nas relações de trabalho.
O percentual de profissionais que aceitariam uma oferta de mudança de estado mesmo sem nenhum benefício também aumentou, passando de 5% em 2014 para 7,1% neste ano, de acordo com o Catho. Já 15,4% dos profissionais entrevistados disseram que não aceitariam a mudança sob nenhuma condição. Em 2014, essa fatia era de 16,6%.
Estado e país
“Apesar de envolver uma série de variáveis, como questões culturais e de clima, a mudança para outro Estado tende a ser menos crítica que uma ida para outro país”, aponta o diretor de gente e gestão do Catho, Murilo Cavellucci.
“Isso faz com que seja alto o percentual de brasileiros dispostos a abraçar uma proposta de trabalho em outra localidade do país”, explica Cavellucci.
A “Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais” foi lançada em 1988. Originalmente publicada a cada dois anos, passou a ser anual em 2013. O levantamento de 2015 teve mais de 23 mil respondentes de todo o Brasil. A maioria (54,2%) está empregada. A pesquisa foi feita no período de 13 de junho a 29 de julho de 2015.
Edição 2014 Pesquisa Catho
A Pesquisa dos Profissionais Brasileiros – Um Panorama sobre a Contratação, Demissão e Carreira dos Profissionais é uma publicação da Catho, site de empregos líder no Brasil, desde 1988. O levantamento de 2014 contou com 26.459 respondentes de todo o Brasil. Do total de respondentes, 65% estão empregados; sendo que 35,9% são de grandes empresas (com mais de 500 funcionários). A pesquisa foi feita no período de 16 a 31 de março de 2014.