Dados do IBGE revelam que mais de 84% dos brasileiros vivem na região urbana do país. São pessoas que buscam por conforto e qualidade de vida. Para atender essa demanda, grandes empresas estão trabalhando para oferecer boa infraestrutura, conciliada com a preservação ambiental.
Empresários estão investindo cada vez mais no conceito urbanístico e sustentável. Há mais de 40 anos no mercado, a Alphaville, líder em urbanismo no país, é um exemplo. A empresa possui 110 empreendimentos espalhados nos 23 estados brasileiros e Distrito Federal, sendo dois no Espírito Santo.
Com uma proposta exclusiva de planejamento urbano, em todo o país, a Alphaville já coleciona mais de 76 milhões de metros quadrados urbanizados. São empreendimentos horizontais que conciliam sustentabilidade, infraestrutura qualificada, lazer, segurança e comprometimento social.
Espírito Santo
Lançado em 2007 o Alphaville Jacuhy, em Serra/ES, foi recorde nacional de vendas com 400 lotes negociados em apenas três horas. O empreendimento, que possui uma vista privilegiada para a Baía de Vitória e o Mestre Álvaro, conta com uma área total de 2,6 milhões m², desta metragem, mais de 269.555 metros quadrados correspondem a áreas verdes e praças. O paisagismo de todo o complexo inclui espécies nativas e exóticas e terá a preservação de todo o ecossistema do mangue da Baía de Vitória, mantendo o cenário natural.
Este tipo de empreendimento pode ser considerado um bairro planejado, uma vez que conta com um cuidadoso e detalhado projeto urbanístico de engenharia, que visa garantir que a implantação dos residenciais, dos clubes, das praças, das ruas e dos lotes comerciais, seja realizada de maneira harmônica e funcional.
Também no estado, a Alphaville lançou em 2013 o Terras Alphaville Linhares, com o conceito de integrar qualidade de vida e contato com a natureza. Os 712.547,29 m² do empreendimento encontram-se às margens da Lagoa das Piabas e Lagoa do Meio, com mais de 150 mil m² destinados a áreas verdes. São 274 lotes residenciais e 14 comerciais.