Economia

A MARCA É O ATIVO MAIS PRECIOSO DA EMPRESA

Em tempos de cancelamento digital, a marca é o ativo mais importante de uma empresa, principalmente para aqueles que planejam expandir seus negócios e investir em franchising. A construção de uma marca forte pode garantir o sucesso da empresa e das projeções futuras.

A marca é o nome, expressão, sinal, símbolo ou a combinação deles, que tem por objetivo identificar produtos ou serviços de uma empresa ou de um grupo empresarial para diferenciá-los dos concorrentes. Engana-se quem pensa que a marca é apenas um logotipo isolado!

A marca deve traduzir toda a identidade da organização, seus valores e ideais, além dos produtos ou serviços. Ela é um ativo intangível, ou seja, possui valor econômico e seus direitos de uso podem ser licenciados. Uma marca forte é capaz de gerar valor, uma vez que importam em menor custo de capital, o que se traduz em menor risco.

O mercado nos mostra que empresas com marcas fortes têm mais competitividade, maior número de consumidores fiéis e conseguem cobrar preços superiores à concorrência sem substancial perda de demanda, pois apresentam maior poder de barganha com seus fornecedores.

As empresas com marcas sólidas ajudam a promover inovações tecnológicas, preocupam-se com responsabilidade social, promovem a imprensa por meio da receita de seus anúncios e oferecem transparência na relação com o consumidor.

Todos esses benefícios somados permitem ao empresário investir em um sistema de franquias que pode consolidar sua marca no mercado nacional e internacional.

O art. 1º da Lei n.º 13.966/2019 que disciplina o sistema de franquia empresarial e define o franqueador como

aquele que autoriza por meio de contrato um franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade intelectual, sempre associados ao direito de produção ou distribuição, exclusiva ou não exclusiva, de produtos ou serviços e ao seu modelo de negócios mediante remuneração.

A mesma lei determina como requisito essencial que o franqueador deve ser titular ou requerente de direitos sobre as marcas e outros objetos de propriedade intelectual negociados no âmbito do contrato de franquia, ou estar expressamente autorizado pelo titular. Por isso, é preciso adotar um sistema de gestão de marcas ou branding, expressão da língua inglesa que define a atividade de posicionar a marca no mercado e atrair os consumidores ideais.

É um equívoco grave pensar que um logotipo copiado do banco de dados de um programa de edição possui distintividade e originalidade suficientes para posicionar uma empresa de forma competitiva no mercado, considerando que o público tem adotado o cancelamento digital como forma de avaliar duramente produtos e serviços.

A gestão de marcas deve estar prevista como investimento em seu planejamento de negócios. Assim, antes de começar qualquer ação de divulgação, seja ela nas redes sociais e outras mídias é preciso estudar qual a melhor maneira de comunicar a sua empresa.

Emanuelle Monteiro é Advogada e Consultora em Propriedade Industrial.

Maior Beach Club do Brasil inaugura no próximo fim de semana em Guarapari

O P12 Parador Internacional Guarapari inaugura no dia 30, com quatro dias de shows consecutivos

Grandes nomes da música nacional aterrissam no Espírito Santo a partir do dia 30 de dezembro para a inauguração do maior Beach Club do Brasil: o P12 Parador Internacional Guarapari. No primeiro fim de semana, mais de dez artistas irão agitar o público em quatro dias de eventos, de 30/12 a 02/01, abrindo com chave de ouro o Verão 2022 P12 Guarapari. Com perfil de Night Club, os shows terão início às 21h, exceto o Réveillon e as atrações de domingo.

Na noite de abertura da casa, no dia 30, as atrações serão as duplas Zé Neto & Cristiano.  Maiara & Maraísa e o DJ Henrique Fernandes, residente do P12 Jurerê.

Na noite da virada a programação será com o Réveillon Spettacolo, comandado por Léo Santana e DJs nacionais e locais. A festa vai começar às 22h do dia 31 e só termina na manhã do dia seguinte, com café da manhã completo servido no beach club atrás do Lounge Sky, que é a conhecida Praia Doce. Não vai faltar show pirotécnico na virada.

Abrindo o mês de janeiro, os dois nomes confirmados são para o dia 1º: Tierry e Alemão do Forró. No dia 2, será a vez é do sertanejo-forró-piseiro das atrações Wesley Safadão, Saia Rodada e Marcynho Sensação.

Outros nomes que já estão confirmados para os finais de semana seguintes são Jorge & Mateus, Pedro Sampaio, Dilsinho, Luísa Sonza, Bell Marques, Skank e muito mais.

Ingressos

Os ingressos já estão à venda no site www.lebillet.com.br. Em breve, será inaugurada um stand de vendas de ingressos e produtos personalizados P12 no Shopping Vitória.

Quem não faz parte do público contemplado pela meia-entrada, através do Ingresso Solidário, pode adquirir o ingresso pela meia entrada doando no dia do show, 2kg de alimentos não perecíveis, validando assim o benefício. Estes serão doados para associações de moradores da região de Meaípe, entre outras instituições carentes.

Os eventos serão realizados de acordo com os protocolos vigentes na época.

Na entrada, será necessário apresentar comprovante de vacinação completo contra a Covid-19, que o Conecte SUS fornece.

SERVIÇO – P12 Parador Internacional Guarapari

Endereço: Rod. do Sol, Km26 – Praia de Porto Grande, Meaípe, Guarapari – ES, 29208-720

Instagram: @p12guaraparioficial

Ingressos: https://lebillet.com.br/group/p12-guarapari-eventos

Classificação indicativa: 16 anos.

Mais informações e credenciamento

Imprensa: [email protected]

Rose Frizzera ou Mariana Scárdua – através dos telefones: (27) 3207-3351 / (27) 99763-9668 / (27) 99989-2739