Só de pensar em reformar qualquer tipo de imóvel muita gente tem uma dor de cabeça daquelas. Mas nem sempre isso precisa ser sinônimo de transtorno, até porque o objetivo de uma reforma é sempre trazer melhorias. O gerente da loja D&D Home Center, Luciano Miranda, é especialista no assunto e dá a dica do que é preciso para realizar as readequações no imóvel sem estresse. E ele é categórico: “antes de tudo, o planejamento”.
Como ponto de partida para qualquer obra, o planejamento deve ser feito com um ou dois meses de antecedência. “Um bom planejamento deve ter o maior número possível de informações sobre a obra pretendida. É preciso fazer orçamentos dos materiais, contratar o profissional encarregado da reforma, definir as modificações a serem feitas, o prazo de realização, entre outras coisas”, conta Luciano.
Quando tudo estiver devidamente anotado e planejado, é a hora de começar. O que pode partir da contratação de um profissional capacitado para se encarregar da obra. “Para evitar possíveis traumas com a reforma, é de muita importância a contratação de um profissional. Contrate alguém qualificado e especializado para tal serviço”, explica o gerente do D&D. Esse profissional se encarregará de supervisionar a execução dos serviços e manter tudo como planejado.
Ter um plano é o método mais eficaz para evitar dores de cabeça, mas ainda assim imprevistos podem surgir. De acordo com Luciano, os mais comuns são problemas com entrega do fornecedor e até o clima. Nesse caso, a dica é não se apavorar e colocar novamente a caneta e o papel em ação. “Quando acontecer um imprevisto, faça alguns ajustes no planejamento original, acerte aqui, ali e siga em frente”, indica. Concluir uma reforma sem chateações é possível, só precisa de um pouco de paciência e muita organização.