O momento para as indústrias brasileira e mundial é de grandes mudanças, especialmente quando tratamos da chamada quarta revolução industrial, que já chegou e abre as portas para novos profissionais conectados com as inovações e tecnologias. Para os próximos quatro anos, estima-se a criação de 133 milhões de novos postos de trabalho, que exigirão, além de equipamentos e softwares, mão de obra qualificada para atender à demanda crescente nas empresas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Espírito Santo (Senai-ES), conectado a essa necessidade, acaba de abrir mais de 1.500 vagas em cursos técnicos totalmente alinhados ao que as indústrias capixabas procuram.
O ensino prioriza a prática e oferece aos alunos equipamentos modernos e individuais, além de uma infraestrutura completa e instrutores capacitados. A unidade capixaba está entre as dez melhores de todo o Brasil e a excelência também é reconhecida pelas empresas, que buscam nos profissionais formados pela instituição sua força de trabalho. De acordo com pesquisa de egressos, 96% das indústrias capixabas preferem contratar profissionais que se formaram no Senai.
“Somos a única instituição de ensino com sistema próprio de avaliação, o que contribui ainda mais para o aperfeiçoamento. Além disso, em nosso processo educacional, trabalhamos concomitantemente a formação teórica e prática, resultando em uma melhor apreensão do conhecimento”, salienta Priscilla Carneiro, diretora de Educação do Sesi/Senai-ES.
O Senai é uma iniciativa da indústria, por isso está conectado com as necessidades atuais e as tendências desse setor. Alguns cursos, inclusive, preparam profissionais para desempenharem papeis na indústria 4.0, como é o caso do Técnico em Mecatrônica com Foco em Indústria 4.0.
Outras opções são: Automação Industrial com Foco em Instrumentação e Controle; Mecânica com Foco em Processos Avançados de Fabricação; Eletrotécnica com Foco em Projetos Inteligentes; Edificações com Foco em Construções Inteligentes; Desenvolvimento de Sistemas com Programação de Aplicativos; Redes de Computadores com foco em Redes Convergentes; Manutenção Automotiva com Foco em Sistemas e Diagnóstico Veicular; Segurança do Trabalho com Foco em Prevenção e Controle; Refrigeração e Climatização com Foco em Projetos e Automação; Alimentos com Foco em Gestão e Segurança Alimentar; Plástico com Foco em Otimização de Processos; Vestuário com Foco em Designer de Moda; Meio Ambiente com Foco em Licenciamento Ambiental; Logística com Foco em Lean Manufacturing.
As vagas estão abertas em todas as unidades do Estado, localizadas em Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória, nos turnos matutino, vespertino e noturno. As matrículas vão até o dia 31 de janeiro de 2019, com aulas previstas para início no dia 4 de fevereiro.
O candidato deve preencher o requerimento e entregar os documentos na secretaria das unidades do Senai. Para menores de 18 anos, é necessário o acompanhamento de um responsável, portando documento de identificação. Mais informações sobre os cursos em http://senai-es.org.br/ e nas unidades de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.