Economia

Abertura da Cachoeiro Stone Fair tem homenagens pelos 30 anos

Focada em novidades, inovação e conteúdo para o setor de rochas ornamentais, a Feira, aberta nesta terça-feira (27), espera receber cerca de 180 expositores e mais de 16 mil visitantes

Foto: Alissandra Mendes

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande abriu oficialmente, na noite desta terça-feira (27), a edição comemorativa de 30 anos da Cachoeiro Stone Fair, que segue até a próxima sexta-feira (30), no parque de exposição Carlos Caiado Barbosa. Na abertura, foram homenageados empresários que fazem parte da história do evento em Cachoeiro.

“São 30 anos de um evento importantíssimo para o Estado. É a hora de parabenizarmos quem pensou e quem articulou esse evento. Parabenizar as entidades das pedras ornamentais, que estão hoje à frente das instituições. Parabenizar as federações das indústrias, pois em diversos momentos a economia brasileira não esteve bem, a política não esteve bem e essa feira se manteve nesse tempo. O setor hoje é fundamental para nosso Estado”, destaca Casagrande.

Segundo ele, a Feira Internacional do Mármore e do Granito é um instrumento de desenvolvimento para o interior do Estado. “Em um evento com este, temos aqui tecnologias novas sendo apresentadas. Hoje, somos exportadores de tecnologia e isso, para nós. é muito importante, pois é emprego da mais alta qualificação para este setor. Então, agora a tecnologia está presente com novos equipamentos, novos materiais, com máquinas mais modernas, mais rápidas e mais eficientes, e foi essa feira que fez e viu isso tudo acontecer”, continua o governador.

Investimentos

Para o prefeito de Cachoeiro Victor Coelho, o momento é de atrair investidores para a região. “Fizemos recentemente uma Lei de Incentivos Fiscais, que beneficia não somente o setor de rochas, mas também qualquer investidor que queira vir para o nosso município. Estamos isentando de alguns impostos municipais e buscando junto ao Governo do Estado uma melhor logística de infraestrutura, para que Cachoeiro se torne um polo logístico e um polo de desenvolvimento industrial já que as melhorias a nível nacional estão vindo para cá”, explica.

Para isso, a cidade e a região está se preparando estruturalmente. “Temos uma possível reformulação do nosso aeroporto, Porto Central vindo para Presidente Kennedy, duplicação da BR e, quem sabe no futuro, uma possível extensão da ferrovia vinda até o Porto Central. Queremos preparar Cachoeiro para que seja esse ambiente adequado economicamente para que outras empresas venham pra cá e desenvolvam na nossa cidade”, completa.