Economia

Aderval Casagrande, do Uniaves, é líder empresarial no segmento de processamento de aves

Ele foi premiado na categoria Líder em Indústria de Processamento de Aves

Foto: Divulgação

Formado em Administração e pós-graduado em Gestão de Projetos pela FGV, Aderval Casagrande é presidente do Conselho de Administração do frigorífico Uniaves e diretor no Supermercado Perim do sul do Espírito Santo. A Uniaves vive um bom momento, fato que condiciona a empresa a recuperar em parte os desafios pelo qual o setor passou em 2018. Para este segundo semestre e 2020, espera-se uma maior estabilidade no mercado, já que seu grande regulador é a exportação.

Quem é você? Como você se define?
Filho de pequeno comerciante e dona de casa, desde cedo aprendi a buscar nos desafios um aprendizado com o qual pudesse agregar para minha vida valores e conhecimentos capazes de fazer a diferença no meu dia a dia pessoal e profissional.

Ser líder é:
Acreditar nas pessoas, focar em processos e saber transmitir aquilo em que acreditamos com dedicação.

O que é mais fácil e o que é mais difícil em ser líder?
Fácil é ser natural, verdadeiro e justo. Difícil é ter que conviver no dia a dia com conceitos e valores contrários aos que você prega e mostrar que pode ser diferente.

Qual é a relação entre ser um bom líder e o sucesso da empresa que você lidera?
Toda empresa precisa ser liderada e líder e liderados precisam conviver em harmonia para que ela tenha sucesso. Quando cada um entende seu papel e se dedica em fazer o seu melhor, ganham todos. Quando se coloca o foco no dinheiro, quando o líder troca seus conceitos por cifras, há uma grande chance de fracassar. Ao contrário, quando o foco se dirige para liderar com busca na eficiência, respeitando os liderados, aí sim o lucro vem.

O que diferencia um líder de um grande líder?
Humildade.

Como o líder pode alinhar os propósitos dos liderados com os da empresa?
Por trás de cada pessoa existe uma história, uma busca, uma necessidade. Quando se entende isso, há facilidade no equilíbrio dos propósitos e interesses. Avaliação do perfil, processos bem definidos e treinamento adequado certamente ajudarão para que o liderado seja feliz e realizado profissionalmente.

Quais são os seus líderes? Quem lhe inspira?
Busco em Jesus Cristo todos os dias a força de que preciso para cumprir minha missão. Ele é minha maior inspiração.

A que você é grato?
Sou grato a Deus e a todos que me deram oportunidade e acreditaram nos meus propósitos. Nessa lista teriam vários nomes, mas destaco meus pais, minha esposa e os acionistas da Uniaves.

Quais são seus sonhos?
Sonho com um Brasil justo para todos, principalmente para aqueles que lutam com dificuldade buscando o sustento para suas famílias. Me falta realizar muito, e ainda posso colaborar para que mais pessoas consigam mostrar seu valor profissional e trabalhar para ter e dar dignidade as suas famílias.