Em visita ao Espírito Santo, o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, informou que o Governo Federal espera arrecadar cerca de R$ 6 bilhões por todos os 14 aeroportos que devem ser privatizados no Brasil. Sobre o Aeroporto de Vitória, ele não soube dizer o valor que deve ser arrecadado. Além disso, a concessão do terminal capixaba deve durar 25 anos, segundo o ministro.
“O modelo [de concessão] para Vitória está sendo ainda desenvolvido. O mais provável é que seja uma concessão tradicional. O prazo normalmente é de 25 anos, e acredito que nesse caso também se aplique. Não me lembro do valor [de arrecadação] de Vitória, mas todos os aeroportos somam R$ 6 bilhões”, afirmou Oliveira.
De acordo com a senadora Rose de Freitas (PMDB), durante a solenidade de visita as obras, que contou com diversas autoridades capixabas, as novas instalações do aeroporto contarão com espaço para instalação de hotel, postos de combustível e diversos pontos comerciais. “O antigo espaço conta com 25 pontos comerciais. O novo terá capacidade para 71”, disse.
Eles também esperam que com a iniciativa privada à frente, a capital capixaba conte com voos internacionais. “Depois da concessão haverá uma administração, uma gestão privada do aeroporto. Tem muito mais agilidade e flexibilidade para desenvolver o aeroporto, para melhorar as condições dos passageiros, abre mais espaço para o comércio. Com certeza o setor privado vai buscar trazer voos internacionais para cá e Vitória terá um aeroporto internacional. Com certeza haverá conexões com o exterior”, destacou o ministro.
Rombo
Perguntado sobre o rombo nas contas públicas, Oliveira garantiu que a decisão de privatizar os aeroportos brasileiros não é para cobrir esse rombo. Ele afirma que tudo isso foi pensado para que o local possa se desenvolver mais rápido.
“A questão do Aeroporto de Vitória não tem relação com o caixa, até porque não estamos estimando um valor de pagamento para o Governo muito elevado. A privatização de algumas empresas gera dinheiro para o Governo e isso faz parte das nossas receitas, mas além disso, é melhorar o investimento na infraestrutura. Hoje o Governo tem dificuldade para investir o que precisa. Isso não só nos aeroportos, mas em rodovias, ferrovias, portos, eletricidade. Tudo isso a gente sempre busca o setor privado e é evidente que isso ajuda na infraestrutura do país”, alegou.
Ainda sobre a iniciativa de privatizar o aeroporto, a senadora pontuou que esse é a forma de conseguir atender os mais de 8.4 milhões de passageiros por ano, esperados com o fim das obras. “Se deixarmos tudo com a Infraero, teremos que fazer concurso público para contratar mais gente. Esse país não tem dinheiro para pagar isso”.
Obras
A ordem de serviço para a retomada das obras do novo aeroporto foi assinada em junho de 2015. São mais de R$ 500 milhões investidos e 85% dessas obras já foram concluídas. Os trabalhos agora estão concentrados no estacionamento de veículos, que terá capacidade para 1590 vagas, e no acesso viário que vai interligar o terminal a Avenida Adalberto Simão Nader.
O ministro do Planejamento também falou sobre o fato da obra ter ficado cerca de R$ 15 milhões mais cara. “Qualquer obra tem um planejamento feito com muita antecedência e valores hipotéticos que podem ser alterados ao longo da obra. O que a gente sabe é que toda pessoa que já fez uma obra, ela não sai exatamente como o previsto. R$ 15 milhões em uma obra de R$ 550 milhões é um erro muito pequeno. O projeto anterior custava mais de R$ 1 bilhão. Esse projeto foi otimizado e acabou custando mais barato até do que era previsto nos projetos anteriores”, disse.
Cerca de 1500 pessoas trabalham em três turnos para entregar tudo pronto na data programada. Essa entrega está prevista, segundo Rose de Freitas, para o dia 30 de dezembro deste ano. Com isso, o presidente Michel Temer deve vir ao Espírito Santo para participar dessa inauguração. “Quem disse isso é quem está fazendo a obra, que tem cumprido todo o cronograma da obra. Ele estará entregue em dezembro e a empresa garantiu isso para todos nós”, confirmou a senadora.
Políticos
Na solenidade, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (25), no novo terminal do Aeroporto de Vitória, estiveram presentes deputados da bancada capixaba, além dos prefeitos de Vitória, Luciano Rezende; Cariacica, Geraldo Luzia, o Juninho; Vila Velha, Max Filho, e de outros municípios do interior.
Protesto
Funcionários do Aeroporto de Vitória se uniram durante a manhã desta sexta-feira para protestar contra a privatização do terminal. Eles se concentraram na entrada com cartazes pedindo para que a Infraero não seja extinta.