A privatização de vários aeroportos do Brasil avançou em Brasília. Na lista, está o Aeroporto de Vitória. O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União, na última segunda-feira (05), a resolução que prevê as concessões, mas o edital ainda não foi publicado e não há data para o leilão.
No total, serão 12 aeroportos que devem ser privatizados. A empresa que assumir o aeroporto de Vitória vai administrar, também, o aeroporto de Campos, no Rio de Janeiro.
O Governo do Espírito Santo é contra a privatização da forma como foi feita a proposta, em blocos. Entre os motivos, o Estado alega que o aeroporto de Vitória gera lucro, enquanto o de Campos, além de dar prejuízo, precisa de uma série de investimentos. Isso pode, de alguma maneira, desvalorizar o aeroporto capixaba no leilão.O prazo de concessão é de trinta anos para todos os aeroportos
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) disse que, depois da publicação dos editais, vai recorrer da decisão e propor uma parceria de administração entre o governo e a iniciativa privada. O novo Aeroporto de Vitória foi inaugurado em março de 2018, depois de 16 anos de obras, e custou R$ 559 milhões.
Concessões
Os empreendimentos deverão ser licitados em três blocos: Bloco Nordeste (Aeroporto Internacional do Recife, Aeroporto de Maceió, Aeroporto Santa Maria (SE), Aeroporto de João Pessoa; Aeroporto de Juazeiro do Norte (CE), Aeroporto de Campina Grande (PB); Bloco Centro-Oeste Aeroporto Marechal Rondon, de Cuiabá, Aeroporto Rondonópolis, Aeroporto Alta Floresta e Aeroporto de Sinop, todos no Estado de Mato Grosso; e Bloco Sudeste Aeroporto de Vitória e Aeroporto de Macaé (RJ).