A partir desta segunda-feira (18), os clientes da Caixa Econômica Federal (CEF) pessoa física e pessoa jurídica com crédito em atraso há mais de 360 dias poderão regularizar suas dívidas com horário diferenciado em 17 agências da Grande Vitória e interior do Estado. Até o dia 28 de dezembro as unidades abrirão uma hora antes do horário regular de atendimento, exclusivamente para renegociação de contratos em atraso.
Entre as alternativas que a Caixa oferece para regularização, estão a renovação dos contratos e a unificação de diferentes tipos de dívida, ambas com ampliação do prazo de pagamento e redução do valor da prestação mensal. Além disso, os descontos podem chegar a 90% para quem quitar os débitos à vista.
Nos casos de contratos de financiamento imobiliário, é possível usar o saldo de FGTS do próprio cliente para pagar até 80% do valor de 12 prestações do financiamento imobiliário, inclusive atrasadas, ou amortizar o saldo devedor e reduzir o valor das prestações. O cliente também pode pagar à vista um valor de entrada e refinanciar os demais atrasos para pagar nas próximas prestações a vencer até o fim do financiamento imobiliário. Pode ainda aumentar o prazo de amortização para reduzir o valor das prestações, ou alterar a data de vencimento dos contratos, de forma a evitar o desencontro entre a data do salário e o do vencimento da prestação.
O diretor de rede da Caixa, Roberto Ceratto, ressalta que a rede de atendimento do banco está voltada para esta ação. “Dada a importância para o cliente, toda nossa rede de atendimento está preparada para realizar as renegociações, apresentando alternativas para regularização das dívidas”, esclarece. A superintendente nacional de Gestão da Adimplência da Caixa, Eugenia Regina de Melo, destaca a importância das ações. “Estamos inovando na forma de pensar sobre a cobrança dos créditos em atraso e intensificando a atuação com o objetivo de auxiliar o cliente a reestruturar suas finanças”.
O superintendente regional da Caixa em Vitória, Geraldo Lorencini, informou que a Caixa tem realizado parcerias com os Procons municipais e Câmara de Dirigentes Lojistas para intensificar a campanha. “Nosso objetivo é facilitar a regularização dos contratos em atraso, possibilitando que as pessoas retirem o nome do SPC e recuperem o poder de compra no final do ano”, ressalta.
Além do horário diferenciado nas agências, os interessados em renegociar seus contratos em atraso têm à disposição o site www.negociardividas.caixa.gov.br e o telefone 0800 726 8068 (opção 8). O cliente também pode sanar suas principais dúvidas pelas redes sociais, através de mensagem privada para o perfil oficial do banco no Facebook.
Atualmente a Caixa conta com uma carteira de crédito total de mais de R$700 bilhões e índice de inadimplência de 2,51%, inferior ao índice apresentado pelo mercado (dados do balanço do 1º semestre).
Agências que abrirão 1 hora mais cedo:
● Município de Vitória:
– Ag. Praia do canto
● Município de Serra
– Ag. Carapina
● Município de Vila Velha:
:: Agências:
– Vila Velha
– Jardim Itapoã
– Itaparica
– Glória
– Praia da Costa
– Ibes
– Cobilândia
● Município de Cariacica:
Agência Cariacica
● Município de Cachoeiro:
:: Agências:
– Cachoeiro
– Bernardo Horta
● Município de Guarapari:
:: Agências:
– Guarapari
– Muquiçaba
● Norte do Espírito Santo
– Ag. Colatina
– Ag. Linhares
– Ag. São Mateus