Economia

Agências de viagens do Espírito Santo registram queda de 15% nas vendas por causa da crise

Movimento fraco nas agências de viagens: as lojas de turismo do Espírito Santo esperam, pelo menos, manter o número de vendas de 2014, para o restante do ano de 2015

Agências de viagens do Espírito Santo registram queda de 15% nas vendas por causa da crise

O cenário econômico desfavorável para o Brasil atinge diversos setores da economia que este ano deve registrar queda de 1,1% no Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Banco Central. O fraco desenvolvimento econômico, perspectiva de inflação acima do teto da meta e alto índice de inadimplência fizeram com que o movimento nas agências de viagens do Espírito Santo registrassem uma queda de 15% nas vendas de pacotes nacionais e internacionais.

O aeroporto de Vitória é o ponto de partida de muitos viajantes capixabas de férias ou de folga Foto: Divulgação/Infraero

 No Brasil, a queda no número de pacotes de turismo vendidos caiu cerca de 20%, de acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav).

As agências de turismo do Espírito Santo esperam, pelo menos, manter o número de vendas de 2014, para o restante de 2015. “Não temos como fazer uma previsão por causa da instabilidade do mercado, principalmente o de câmbio. Mas esperamos que a partir do segundo semestre deste ano o movimento comece a ser normalizar, sem registrar quedas”, diz a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Espírito Santo (Abav-ES), Elvira Altoé Seriguetto.

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Viagem tranquila: mala arrumada Foto: Divulgação/Internet

Uma estratégia que poderia alavancar a comercialização dos pacotes de viagens no Espírito Santo seria a venda pré-paga, que já acontece em grandes centros como São Paulo e Rio de Janeiro. As agências fazem um parcelamento maior da viagem, que pode chegar a 36 vezes e o cliente só viaja após o término do pagamento.

“Eu soube deste tipo de negócio em São Paulo mas parece que não engrenou. Este é um projeto diferente e algumas empresas sofrem com a inadimplência. Este tipo de negócio não evoluiu da forma que os empresários esperavam”, completa Elvira.

As agências capixabas tentam fazer negócio de acordo com a necessidade do cliente. “Nós optamos por trabalhar com parceiros que dão um prazo maior para pagamento. Nós estamos tentando nos adequar à realidade do cliente. Antes, uma pessoa comprava um pacote de uma viagem de 14 dias, agora já compra um pacote de 7 dias. Nós mudamos também o tempo das viagens em grupo.”, diz a proprietária de uma agência de viagens, Marta Secomandi Toledo.

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Crédito: Icon Finder

10 vezes: é o número de parcelas que as agências de turismo do Espírito Santo comercializam, normalmente sem juros. Em algumas lojas, é exigida uma entrada de 25%.

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51%: é a porcentagem de viagens pelo Brasil que os capixabas adquirem via pacotes turísticos. Os outros 49% preferem as viagens internacionais.

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15%: foi a queda registrada pelas agências de turismo do Espírito Santo na venda de pacotes turísticos. Crise econômica e câmbio “flutuante” são os principais motivos.

Fonte: Associação Brasileira de Agências de Viagens no Espírito Santo (Abav-ES)