Agro na Bolsa: entenda o potencial de valorização de terras agrícolas no Brasil
Um problema comum na pecuária é a necessidade do gado percorrer distâncias consideráveis até chegar aos currais para realização da pesagem. Essas condições geram estresse nos animais, além de interferir na alimentação e hidratação ideal deles.
Esses fatores podem interferir no peso do animal, e, consequentemente, no valor de venda. Nesse sentido, a Olho do Dono é uma agtech que usa da tecnologia de câmeras 3D para estimar o peso do gado, sem a necessidade de balanças, reduzindo os problemas de logísticas enfrentados pelo setor.
Por meio da tecnologia desenvolvida pela empresa, a pesagem é realizada a partir dos seguintes passos: posicionamento da câmera 3D portátil no local da pesagem, controle da abertura da porteira com auxílio de vaqueiros e, por fim, gravação dos animais em movimento.
Quando se encerra a gravação, a tecnologia é responsável por produzir relatórios de cada boi, além de dar informações adicionais sobre características físicas relacionadas ao peso e se o animal está ou não em ponto de venda.
Segundo a própria startup, dependendo da condição de filmagem, é possível pesar 250 bois em 20 minutos.
O CEO Pedro Henrique Mannato Coutinho Mannato entende que, ao evitar o stress durante o processo de pesagem e com o ganho de produtividade no campo por meio do uso da tecnologia, o projeto está alinhado com o bem-estar animal e com a preservação do meio ambiente.
Premiações, desempenho e captação de recursos
As premiações em competições nacionais e internacionais são uma boa forma de avaliarmos a funcionalidade, a utilidade e o grau de inovação dessas iniciativas. Nesse contexto, a Olho do Dono não deixa a desejar.
O histórico é recheado: Vencedor como melhor Agtech do Brasil no Embrapa Siagro, Vencedor do 1º TechCrunch Startup Battlefield da América Latina, Vencedor como melhor Startup Agro do Brasil (Intercorte), Uma das vencedoras do 1º Fineup Startup e Vencedor como melhor Startup no Fórum Lide de Agronegócios.
Por fim, o CEO da empresa destaca que, além de um investidor anjo e dos recursos captados em fundo de investimentos, a Olho do Dono está com uma rodada aberta para receber novos aportes.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória