Uvas serão novo destaque do verão capixaba
A Cooperativa Agrária dos Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) vem apostando em novas tecnologias e inovações para desenvolver suas atividades, reduzindo custos e aumentando a produtividade. O Projeto “Inoovar” foi criado justamente a fim de cumprir esse objetivo, incentivando seus colaboradores a participarem desse movimento.
Na prática, a iniciativa abre espaço para que os envolvidos em sua cadeia desenvolvam ideias e métodos inovadores, podendo registrá-la em uma plataforma digital. As propostas serão analisadas por um comitê formado com o intuito de gerir o projeto e, uma vez aprovadas e alinhadas às estratégias da cooperativa, as ideias serão implementadas.
Desse modo, o colaborador que tiver sua proposta escolhida será premiado e poderá receber o valor, em dinheiro, de até 15% do valor economizado com o produto desenvolvido, sendo o teto máximo de R$ 20 mil reais. Apurou-se que mais de 30 projetos já foram apresentados desde a implementação, no dia 10 de junho deste ano.
Esse é um movimento alinhado com a aceleração do uso de tecnologias, intensificado pela necessidade de isolamento social durante a pandemia. Além disso, a cooperativa também aposta em ferramentas online, que armazenam dados e informações na nuvem, diminuindo o risco de perda.
A implantação dessas ferramentas começou há dois meses e envolverá setores internos administrativos, lojas, armazéns e novos negócios da Cooabriel. Por outro lado, a fim de evitar que as atividades cotidianas sejam afetadas, essa transição ocorrerá de forma gradual.
As novas tendências desenvolvidas na Cooabriel estão alinhadas com as boas práticas do mercado. Em suma, pesquisa, inovação e o uso de tecnologia são fundamentais na elevação da produtividade, eficiência e promover maior geração de emprego e renda. Também, ao melhorar o controle interno de informações, é possível melhorar o controle interno, além de garantir maior segurança e transparência em relação aos colaboradores e cooperados.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória