Ago 2022
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ago 2022
27
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Viana é reconhecida por ser o Portal das Montanhas Capixabas

Localizado na Região Metropolitana de Vitória, a 22 quilômetros da capital, Viana possui uma localização privilegiada, além de ser cortada pelas principais rodovias do Estado, a BR-101 e a BR-262, o município conta com 60% de área rural, sendo um local propício para o agroturismo.

Conhecido como o Portal das Montanhas Capixabas, devido a sua proximidade com a Região Serrana, não faltam opções de circuitos que incluem no roteiro restaurantes, pousadas, cachoeiras com águas cristalinas, piscinas de águas correntes e diversos pontos turísticos e de lazer.

O Mirante da Biquinha, no Km 26 da BR-262, é conhecido por ter uma fonte de água mineral gratuita e pela vista para as serras da região. O local foi revitalizado há pelo menos um ano e já é considerado ponto de parada de visitantes e de quem está indo para a capital ou para o interior do Estado.

“Nós temos vários pontos turísticos na cidade, temos o turismo de aventura, o vale das cachoeiras, restaurantes que trabalham com agroturismo em áreas rurais. O município tem muitos pontos turísticos interessantes para serem explorados pelos turistas”, apontou Renata Weixter, secretária de Esporte, Cultura e Turismo de Viana.

Quem passa por ali e descreve o Mirante como parada obrigatória é o motorista Caio César Alves. Ele normalmente faz o percurso com saída de Mariana, município de Minas Gerais, com destino para a capital do Espírito Santo e sempre dá uma pausa para pegar um ar fresco e tomar água direto da fonte. Principalmente agora que o ponto conta com um calibrador de pneus.

“Eu faço esse percurso já tem, aproximadamente, três a quatro anos e sempre dou uma paradinha aqui nesse mirante de Viana. Disponibilizaram um calibrador que ajuda muito quem passa pela rodovia, seja a trabalho ou a passeio”.

Cachoeiras e piscinas com águas naturais fazem parte do roteiro do agroturismo

A propriedade “Cachoeira do Aloisio” também é ideal para quem busca se aproximar mais da natureza sem precisar sair da Grande Vitória. Com espaço para desbravar a mata fechada com trilhas leves e moderadas, o visual surpreende por ter 12 quedas de cachoeiras pelo caminho. No verão chega a receber 500 pessoas por final de semana, já no inverno a média fica em 100.

“Abrimos esse espaço e, de repente, começaram a aparecer pessoas de todos os lugares. Com isso, disponibilizamos churrasqueira e barzinho aos visitantes. A propriedade tem mata preservada, ideal para quem quer ter contato com a natureza e com os animais”, disse o proprietário Aloísio Costa.

Outro ponto de destaque em Viana são as piscinas de águas naturais. A propriedade do Sr. Zé Maria tem opções de lazer para adultos e para as crianças, por um preço acessível é possível desfrutar de um parquinho, campo de futebol e área para descansar e apreciar a natureza.

Ao todo, são cinco piscinas de diferentes tamanhos e profundidades. Segundo o proprietário Augusto Gegenheimer, a piscina de águas naturais mais funda chega a 1,40m. “A água é corrente e chega diretamente dos rios que cercam a propriedade. Análises e testes são feitas periodicamente em conjunto com a prefeitura. É uma água pura, e nós temos todo o cuidado para não prejudicar o meio ambiente”, destacou.

 

Com informações do repórter Mairon Hothon Torres

 

Assista ao último Programa Agro Business!

 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas