ES estuda solução adotada por Mauro Mendes na BR-163, principal meio de escoamento agrícola
A Fertilizantes Heringer, que tem unidade em Viana, no Espírito Santo, anunciou no início desta semana que a direção executiva vai mudar a partir de janeiro. O atual CEO Lieven Cooreman passará a ocupar o comando do grupo EuroChem, controlador da companhia. Segundo o comunicado, além do cargo de CEO, Cooreman também renunciou à vice-presidência do conselho de administração, do qual continuará como membro. O executivo deixa as funções a partir de 11 de janeiro. Para ocupar a presidência, a empresa escolheu Bruno Pessoa Serapião, mas a decisão depende da aprovação dos acionistas em assembleia extraordinária.
Acompanhe o Agro Business no Instagram
“Além dos próprios méritos pessoais do executivo, a companhia entende que tal promoção reconhece a crescente importância do Brasil, e, portanto, da Companhia e demais afiliadas locais (Fertilizantes Tocantins e Salitre Fertilizantes), na estratégia global do grupo EuroChem”.
“A EuroChem é um dos líderes mundiais em fertilizantes, que atento à demanda global de alimentos e contribuindo para o combate da insegurança alimentar, atua na distribuição de fertilizantes em mais de 100 países”, disse a empresa em nota.
Serapião ocupou o cargo de diretor-presidente da Hidrovias do Brasil de 2010 até 2020 e, sem seguida, passou a presidir o conselho de administração até 1° de dezembro de 2022.
Sócio do Pátria Investimentos, também atuou como membro de companhias como Odata, CBO, Entrevias, Eixo SP, CART, Winity, Essential Energia e Rutas Del Valle & Sur.
A reorganização da gestão inclui a renúncia já divulgada de Tom Luigs aos cargos de membro efetivo e presidente do Conselho de Administração da companhia. Na época, a empresa não anunciou os motivos de sua saída, mas no mesmo período investigações apontaram “evidências de fraudes”, com pagamento de R$ 50 milhões superfaturados.
E a renúncia de Alfredo Fardin, a partir de 23 de dezembro de 2022, aos cargos de diretor de Suprimentos e Logística, diretor Comercial e diretor-técnico da companhia.
A Assembleia Geral Extraordinária, para eleger um novo membro do Conselho de Administração, será realizada no dia 11 de janeiro de 2023.
Caso confirmada a eleição de Serapião como membro do Conselho, a reunião do colegiado deverá aprovar a indicação do seguintes nomes:
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória