Mar 2023
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Mar 2023
25
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Tecnologia a favor da agricultura sustentável

A irrigação tem uma importância significativa para a agricultura porque garante a segurança alimentar dos alimentos e promove a sustentabilidade. A técnica é usada para garantir a produção de diversas culturas, com o adequado manejo dos recursos naturais aliado ao uso de tecnologias e conservação de água e solo.

Produtores capixabas em busca de aumento de produtividade e mitigação dos efeitos do clima nas lavouras utilizam modernos sistemas, como o de gotejamento com monitoramento, microaspersão e pivô central de forma automatizada e com precisão.

Esse é o caso do cafeicultor Carlos Alberto Gusmão, de Rio Bananal. No entanto, o produtor lembra que nem sempre a irrigação era feita de forma fácil e automatizada. “Anteriormente, eu acordava às seis da manhã, ia para a lavoura, montava a rede com aspersor grande e deixava molhar a plantação por duas horas em cada parte”, explicou.

Se antes o produtor irrigava as plantações sem técnica, hoje a tecnologia tem ajudado a garantir mais eficiência e controle da propriedade. O extensionista do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Bruno Pella, destaca que a tecnologia chegou para ficar e está acessível a todos – do pequeno ao grande produtor.

“O uso de tensiômetros por conta do custo benefício estão amplamente difundidos e são muito utilizados. O manejo de irrigação é fundamental para que o produtor tenha eficiência no uso da água e economize nos custos de produção gastando somente a energia necessária para irrigar as plantações”, destacou o extensionista do Incaper.

Outro produtor que tem se beneficiado com o tensiômetro para irrigação é o Sávio Altoé Gusmão. A ferramenta monitora umidade no solo e, com isso, o produtor identifica o momento ideal para ligar e desligar o sistema de irrigação. “Com essa tecnologia nós temos facilidade para saber a hora certa de irrigar a lavoura para ter melhor produtividade”, disse Gusmão.

Programa sobre o agronegócio capixaba volta em novo horário

O programa Agro Business volta a ser exibido neste domingo (26), às 08h20, na grade da TV Vitória, Record TV. Além da mudança de horário, o primeiro episódio da nova temporada irá mostrar o projeto Mulheres do Cacau no município de Linhares, coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). O Espírito Santo é o terceiro maior produtor de cacau do país e a maior parte dessa produção sai de Linhares.

A equipe também foi em Jerônimo Monteiro, conferir as plantações de laranjas. O município é o maior produtor de laranja do estado e por ano são colhidas 2.700 toneladas da fruta, o que representa 13,5% de toda produção capixaba.

Não perca o programa Agro Business deste domingo (26), às 08h20, na TV Vitória/Record Espírito Santo. 

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas