Jun 2023
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Jun 2023
11
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Ações ambientais estão previstas em áreas verdes

A criação do Parque Natural Lagoa Encantada, que já é uma área de preservação permanente, ainda precisa ser aprovada pela Câmara Municipal. O local tem enfrentando desafios devido à pressão causada pela proximidade com vários bairros urbanizados.

Sendo assim,  a intenção é que o local se transforme em um parque municipal. Nas unidades de conservação são permitidas atividades econômicas sustentáveis, enquanto nas áreas de preservação permanente, não é permitida atividade econômica direta, ou seja, aquela que envolve coleta e uso dos recursos naturais.

“A região é ecologicamente interessante e rica em biodiversidade, mas vem sofrendo com essa pressão. Por essa razão, pretendemos criar uma unidade de conservação para promover a gestão adequada da área, incluindo ações de fiscalização e criação de estruturas que podem trazer mais segurança para os visitantes do local”, explicou a gerente de Recursos Hídricos da Prefeitura de Vila Velha, Manuela Batista.

Neste mês do Meio Ambiente, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação dos recursos naturais, têm ocorrido diversas atividades de conscientização, com foco especial no incentivo ao turismo sustentável em Vila Velha.

Uma das atividades programadas é uma caminhada ecológica que acontecerá no próximo dia 16 de junho, contando com a participação de alunos de escolas próximas à Lagoa Encantada. O objetivo é apresentar a riqueza do patrimônio socioambiental, permitindo que os participantes observem a fauna e a flora presentes na região, aprendam sobre as espécies de plantas e animais e valorizem o meio ambiente.

No encerramento da programação, no dia 30 de junho, serão instaladas placas visíveis ao público com o intuito de orientar e promover atitudes ecologicamente corretas na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Grande, na Ponta da Fruta. Essa área abrange uma extensão total de 27.190.000 m² e engloba três lagoas, um complexo de lagunas, áreas de restinga e manguezal.

Segundo o prefeito Arnaldinho Borgo, essa é uma oportunidade para conscientizar a população sobre os desafios enfrentados diariamente e a necessidade de adotar ações sustentáveis.

“A proteção ambiental é uma responsabilidade não apenas do poder público, mas de todos os indivíduos. Pequenas ações desenvolvidas, como reduzir o consumo de água e descartar corretamente o lixo, podem fazer a diferença. Juntos, é possível construir um futuro mais saudável e sustentável para as gerações futuras”, ressaltou Borgo.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas