Governo do ES vai simplificar licenciamento ambiental e reduzir prazo em um terço
Um projeto pioneiro de piscicultura está prestes a entrar em operação na divisa dos municípios de Linhares e Rio Bananal, no Espírito Santo. Desenvolvido pelo produtor rural Antônio Roberte Bourguignon, o empreendimento irá produzir 100 toneladas de peixes mensalmente da variedade tilápia. Na produção de peixes em tanques escavados, o complexo denominado “Piscicultura do Vale” conta com 12 tanques de engorda e seis de berçário.
Acompanhe Agro Business no Instagram
A tecnologia empregada no complexo é totalmente automatizada, com a qualidade da água sendo monitorada através de sondas, sistema de abastecimento por silos individuais para cada tanque e controle da temperatura da água, garantindo melhores índices de conversão alimentar em comparação com os tanques-rede.
“Um diferencial importante do projeto é o uso de dois ciclos de produção por ano, graças ao clima favorável da região norte do Espírito Santo. Diferentemente de estados produtores como Mato Grosso e Paraná, onde o frio pode afetar o apetite dos peixes, a temperatura da água se mantém mais estável na região, permitindo que os peixes se alimentem durante todo o ano, resultando em uma produção mais constante”, explicou Antônio Roberte.
A previsão é que o primeiro lote de peixes, com peso entre 900g a 1,1kg, seja retirado dos tanques escavados em apenas cinco meses após o início do processo.
A produção mensal estimada é de aproximadamente 100 toneladas por mês, com dois ciclos de produção ao longo do ano. Além da tilápia, o complexo também inclui cerca de 2% do peixe Pintado, desempenhando um papel importante no controle da desova e da reprodução dos alevinos.
Apesar dos desafios enfrentados devido às chuvas que atrasaram a obra em doze meses, o projeto tem despertado grande expectativa devido à sua inovação e potencial de negócio. O aproveitamento do potencial hídrico da região para o ciclo sustentável de uso da água é um dos pontos centrais do projeto.
A princípio, a produção será destinada ao abastecimento dos municípios do Espírito Santo, mas já há planos para expandir as vendas para os estados vizinhos, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, aproveitando a significativa produção.
Em 2022, a produção de peixes cultivados em redes ou tanques no Espírito Santo chegou a 17.900 toneladas, conforme levantamento do “Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura”.
Vale ressaltar que Linhares tem se destacado como o maior produtor de peixes cultivados no Espírito Santo, com cerca de 150 toneladas por mês, aproveitando as ricas lagoas da região. Em seguida, despontam os municípios de Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Alegre.
As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória