Out 2023
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Out 2023
14
Stefany Sampaio
AGRO BUSINESS

porStefany Sampaio

Produtor colhe a fruta exótica duas vezes por ano

Da família Sapindaceae, a rambuteira (Nephelium lappaceum L.) tem origem da Malásia e Indonésia. O rambutan, produzido em cachos, é uma polpa translúcida branca a amarela-clara e sabor doce ou ácido. As possibilidades de propagação são diversas, incluindo via sementes, enxertia, alporquia e estratificação, com os resultados das plantas adultas variando conforme o método empregado.

Encontrado no interior de Guarapari, na propriedade de José Antônio Ofrante, os cachos lembram muito as frutas de lichia. Com duas colheitas anuais, que se estendem de janeiro a maio e, novamente, de agosto a novembro, ele revela um segredo: a poda cuidadosa dos galhos permite que os frutos se desenvolvam da melhor maneira possível.

O produtor conheceu as frutas após assistir a uma reportagem de televisão sobre a fruta e precisou de ajuda de um amigo para conseguir as mudas em 2012, oriundas de Rondônia.

“Comecei a plantar em 2012 com as primeiras mudas que eu consegui comprar de Rondônia. Conheci através de um programa de TV e pesquisei que a planta se adaptava bem ao clima e, assim, consegui 60 mudas”, explicou Ofrante.

O rambutan é uma fruta exótica que pode ser consumida in natura, em sucos, geleias, entre outros.  Os frutos são colhidos em duas etapas por ano, sendo a maior colheita entre agosto e setembro. Pela planta ser muito dependente do sol, da água e adubação, ela é facilmente encontrada no norte e nordeste do país.

Nelcimar Souza, pesquisadora da Embrapa, comenta sobre a semelhança entre o rambutan e a lichia, uma vez que ambas pertencem à mesma família.

“É uma fruta com características agradáveis, uma combinação de açúcares com acidez equilibrada. Pode render de 500 a 1.000 frutos em um único ano e alcança bons preços no mercado, dada sua natureza exótica, que geralmente é bem recebida pelo consumidor”.

Para aqueles interessados em cultivar o rambutan, a pesquisadora fornece algumas orientações: “É uma planta que se adaptou muito bem às condições de solo e clima do Brasil, principalmente das regiões norte e nordeste. Ao adquirir mudas, é recomendável optar por enxertadas para garantir que elas herdem as características da planta-mãe e alcancem o sucesso desejado”.

Veja também

As informações/opiniões aqui escritas são de cunho pessoal e não necessariamente refletem os posicionamentos do Folha Vitória

Pular para a barra de ferramentas